Essaé Cia. embarca no dia 18 para o Festival Mundial de Teatro de Bonecos de Charleville-Mézières, considerada a capital mundial da marionete
Joinville terá um representante no maior festival de teatro de bonecos do mundo.
No dia 18, a Essaé Cia. viaja para a França para participar do Festival Mundial de Teatro de Bonecos de Charleville-Mézières, evento realizado desde 1961 que reúne artistas e tendências do teatro de marionetes do mundo inteiro durante duas semanas. Isso garantirá ao grupo não só se apresentar, mas um mergulho nesse diversificado universo que possivelmente irá gerar novas possibilidades cênicas.
O quinteto da Essaé, liderado pelo criador e ator Cassio Correia, foi selecionado para a mostra paralela do Charleville-Mézières, onde apresentará quatro espetáculo de teatro lambe-lambe, aliás, uma expressão tipicamente brasileira, criada na Bahia: “Cripta”, “Sal”, “Tudo Vira Dança” e “Rosa”. Serão dois dias de apresentações ao lado de bonequeiros de diversos países.
“Para nós, enquanto artistas, participar do festival é super importante pela troca de conhecimentos que um evento como esse proporciona. E como coordenador do Animaneco, estar no maior festival de teatro de bonecos do mundo é a chance de conhecer a organização e a estrutura. Creio que vai ser um ganho muito interessante e qualitativo”, explica Cassio Correia.

O Festival Mundial de Teatro de Bonecos de Charleville-Mézières é considerado o maior e mais prestigiado evento internacional dedicado à arte da marionete.
Realizado a cada dois anos, ele transforma a cidade em um grande palco, reunindo companhias, artistas e público de todos os continentes, além de atrair milhares de turistas.
A cidade francesa também abriga a Escola Nacional Superior das Artes da Marionete (ESNAM), referência mundial, consolidando Charleville como capital mundial da marionete.
O festival promove a diversidade artística, trazendo diferentes tradições de teatro de bonecos do mundo inteiro. Além disso, valoriza tanto técnicas tradicionais quanto experimentações contemporâneas, garantindo a renovação da arte. Em 2025, ele acontece de 19 a 28 de setembro e receberá quase cem companhias de todo o mundo.
Sobre a Essaé Cia
A Essaé Cia. surgiu em Joinville em fevereiro de 2010 com a proposta de abordar diversas linguagens cênicas e opta por trabalhar com diretores convidados.
Desde a sua fundação, a companhia já participou de inúmeros eventos, projetos e festivais em diversos Estados, atingindo um público de mais de 15 mil espectadores.
Em seu formato atual, além de cursos e oficinas ministrados por seus integrantes, a Essaé conta com três núcleos distintos de pesquisa artística: formadas animadas, contação de histórias e atuação/clown, nos quais seus espetáculos estão incluídos.
CONTATO: Cassio Correia, coordenador (47-99956-0170)
IMAGENS
Divulgação