Nos dois primeiros meses de 2025, a Guarda Municipal (GM) de Balneário Camboriú registrou 203 ocorrências envolvendo animais domésticos e silvestres, uma média de 3,44 atendimentos por dia. Os dados, referentes ao período de 1º de janeiro a 28 de fevereiro, destacam a atuação da GM em situações que vão desde resgates até casos de maus-tratos.
Um dos pontos de maior preocupação são os 19 registros de maus-tratos, o equivalente a um caso a cada três dias. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Evaldo Hoffmann, essas situações envolvem animais feridos ou mantidos em condições inadequadas, como falta de alimentação e hidratação, configurando crime ambiental.
Durante períodos de grande movimentação, como o Carnaval, o número de ocorrências tende a aumentar. Nessas ocasiões, além da guarnição especializada, outras equipes da GM também atuam no atendimento quando há indícios de crime.
Além de cães e gatos, a GM também resgatou animais silvestres, como gambás, lagartos e papagaios, que foram encaminhados ao Zoológico do Parque Cyro Gevaerd.
O atendimento a animais em Balneário Camboriú é dividido entre a Guarda Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança, e a Diretoria de Defesa Animal, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. Enquanto a GM atua em casos que podem configurar crime, a Defesa Animal responde pelos demais encaminhamentos.