INC lança rebocador em Navegantes e amplia atuação no mercado

INC lança rebocador em Navegantes e amplia atuação no mercado

Facebook
Twitter
LinkedIn
O Estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC), de Navegantes, lançou nesta quinta-feira, 18, o rebocador multipurpose Inter XVIII.
A embarcação foi projetada e totalmente desenvolvida na no estaleiro catarinense, levou oito meses para ser concluída e é considerada um rebocador de alta potência instalada. Agora passa por uma bateria de testes na água e depois segue navegando para Guaratuba, no Paraná, onde deverá operar pelos próximos anos. O estaleiro INC é o braço voltado à construção naval da holding Internacional Marítima, com atuação nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.
O rebocador Inter XVIII tem 20,9 metros de comprimento e boca de 6,5 metros, 3,13 metros de pontal, 109 de arqueação bruta e dois motores de 829 cavalos de potência cada.
O diretor do estaleiro INC, Josuan Moraes Júnior, diz que a embarcação é uma encomenda da holding controladora do estaleiro e que após as operações no Paraná vai entrar no mercado spot para fazer reboques oceânicos, portuários e hidroviários.
 Esse é o primeiro rebocador construído no estaleiro
Josuan diz que esse rebocador é o primeiro construído no estaleiro, que já construía outros tipos de embarcações como barcaças, balsas, catamarãs de passageiros, cais flutuantes, dentre outros. O corpo técnico do INC tem a expertise adquirida na construção de mais de cem rebocadores em outros estaleiros. Ele acrescenta que além desse rebocador para o grupo Internacional Marítima, o INC já está com outros orçamentos na praça e em negociações com armadores para a construção de mais rebocadores, agregando esse novo filão de mercado ao portfólio do estaleiro. “Essa embarcação marca o início da linha de rebocadores da INC”, comemora.
Construção de novos rebocadores e ferry boats estão nas missões do INC para 2024
 
O INC inicia esse ano com projetos ousados: além de novos rebocadores, quer construir em 2024 ferry boats para veículos e passageiros, barcaças para o transporte de carga em porões, barcas para o transporte de derivados de petróleo, além de obras de reparo naval e contratos de manutenção, que são constantes na empresa.

Expertise
O estaleiro INC opera há cerca de seis anos na margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no bairro Volta Grande, e gera uma média de 130 postos de trabalho diretos entre mão-de-obra própria e terceirizada. A empresa tem ainda na região seus principais fornecedores e prestadores de serviços, o que garante a movimentação de todo o cluster da construção naval na região.

O estaleiro tem capacidade de processar até 200 toneladas de aço por mês e iniciou recentemente a produção de embarcações em alumínio.

Estaleiro tem capacidade para processar até 200 toneladas de aço ao mês
A INC inicia ainda neste primeiro trimestre a construção de um dique flutuante, que irá permitir docar e desdocar embarcações com mais segurança e agilidade e o aumento e modernização de sua área produtiva, e obteve para isso a prioridade de recursos do fundo de marinha mercante em Dezembro passado.

Divugação: Texto e fotos
Joca Baggio – Assessoria e Consultoria em Comunicação
Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress