Com apoio do Município de Itajaí, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inaugura, no próximo dia 3 de outubro, um monumento em homenagem ao cão-herói Ice, primeiro cão guarda-vidas do país. A estátua será instalada na Praça do Mima, entre a praia da Atalaia e o Bico do Papagaio, em área que também ganhará um parcão para lazer de animais.
O projeto foi viabilizado pelo vereador Victor Nascimento, responsável por propor a regulamentação que tornou a praia da Atalaia pioneira em permitir a presença de cães em praias de Santa Catarina.
A homenagem acontece em Itajaí por ser a cidade natal do 3º Sargento Evandro Amorin, condutor de Ice durante sua trajetória no CBMSC. Juntos, formaram uma parceria reconhecida em todo o país.
Legado do cão-herói
O Labrador Retriever Ice faleceu em setembro de 2024, aos 15 anos, após uma carreira marcada por mais de uma década de serviços em salvamentos, prevenções aquáticas e projetos sociais. Entre 2017 e 2019, atuou na praia de Cabeçudas, auxiliando guarda-vidas em resgates e na prevenção de afogamentos.
Sua trajetória inclui mais de 100 ocorrências de busca e resgate, certificações internacionais da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO/ONU) e atuação em tragédias como Mariana (MG), em 2015. Além disso, levou conforto em projetos de Terapia Assistida por Animais (TAA) na APAE de Itajaí e no Hospital Marieta Konder Bornhausen.
O monumento está sendo produzido pelo escultor Walmir Binhotti, autor da obra “A Chegada – L’Arrivo”, inaugurada em junho deste ano em homenagem aos 150 anos da imigração italiana, na Praça Almirante Tamandaré.
Serviço
Inauguração do monumento ao cão-herói Ice
Local: Praça do Mima, Bico do Papagaio, Itajaí
Data: 03/10/2025
Horário: 14h