Com a aproximação do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí reforçará as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos cemitérios da cidade entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro. A medida tem como objetivo prevenir o aumento de criadouros durante o período de maior visitação aos túmulos.
Nos dias 30 e 31 de outubro, conforme as condições climáticas, as equipes visitarão os cemitérios dos bairros Espinheiros e Fazenda, realizando orientações aos visitantes, remoção de depósitos de água e inspeções para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.
Entre as principais recomendações do Programa de Controle da Dengue estão: substituir a água dos vasos por areia, evitar recipientes que acumulem líquidos, priorizar flores artificiais, perfurar floreiras para escoamento, retirar suportes de velas que retenham água e manter os túmulos limpos.
Após as celebrações, no dia 7 de novembro, será feita uma nova vistoria para recolher embalagens, vasos e outros objetos deixados pelos visitantes. A Vigilância Epidemiológica realiza inspeções quinzenais em todos os cemitérios do município, incluindo os particulares.
“É importante que a população entenda: a dengue mata. E, mesmo que a ação aconteça nos cemitérios, há moradores no entorno. Precisamos da colaboração de todos”, alerta Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue em Itajaí.
Em 2025, até 28 de outubro, Itajaí registrou 3.465 casos positivos de dengue, com mais de 18 mil notificações e cinco óbitos confirmados. O boletim epidemiológico completo está disponível em https://dengue.itajai.sc.gov.br/.







