Itapema participou, nesta quarta-feira (26), de uma reunião regional que reuniu representantes dos colegiados de Proteção e Defesa Civil, Comunicação, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O encontro teve como objetivo alinhar ações de prevenção e preparação diante dos possíveis impactos associados ao fenômeno El Niño.
A reunião reforçou a importância da atuação integrada entre os municípios da região, especialmente nas áreas de comunicação de riscos, planos de contingência, turismo e atividades econômicas.
Um dos principais temas discutidos foi a campanha regional “El Niño Não Brinca”, desenvolvida para orientar a população sobre riscos e medidas de prevenção adotadas pelos municípios. A proposta é ampliar o acesso a informações claras e responsáveis, sem alarmismo, tendo os órgãos oficiais, especialmente as Defesas Civis municipais, como referência para a divulgação de alertas e orientações.
A campanha prevê conteúdos para televisão, rádio, redes sociais, banners, jornais e páginas na internet. Durante o encontro, também foi reforçada a necessidade de relacionar a comunicação às medidas preventivas executadas pelas administrações municipais.
Entre as ações discutidas estão a limpeza de bueiros, valas e rios; vistorias em áreas de encosta e margens; identificação de pontos de alagamento; atualização dos planos de contingência; monitoramento meteorológico e hidrológico; e preparação de equipes e equipamentos para eventuais ocorrências.

Fortalecimento da Defesa Civil
A estrutura das Defesas Civis municipais também esteve entre os temas do encontro. Experiências adotadas na região foram apresentadas como alternativas para ampliar a autonomia, a capacidade de articulação e a agilidade na tomada de decisões em situações de emergência.
Itapema está entre os municípios que avaliam iniciativas para fortalecer ainda mais a estrutura da Defesa Civil, buscando ampliar a capacidade de prevenção, planejamento e resposta diante de eventos climáticos extremos.
O encontro também possibilitou o compartilhamento de experiências entre os municípios. Itajaí apresentou ações realizadas junto ao setor empresarial para a elaboração de planos de contingência relacionados ao El Niño. Ilhota relatou articulações para apoio em situações que eventualmente demandem reforço operacional, enquanto outros municípios apresentaram medidas de reorganização e fortalecimento de suas estruturas de Defesa Civil.
Comunicação responsável e integrada
Outro tema debatido foi a comunicação durante situações de emergência. Os participantes destacaram a importância de manter a população informada continuamente e estabelecer protocolos para a atualização rápida dos alertas, evitando a circulação de informações desatualizadas ou sem respaldo técnico.
Também foi defendida a realização de capacitações específicas para gestores e profissionais que atuam na comunicação de desastres. A orientação é priorizar informações provenientes de fontes oficiais e técnicas, garantindo segurança, clareza e responsabilidade na divulgação.
Turismo e desenvolvimento econômico
Os possíveis reflexos dos alertas climáticos sobre o turismo e a economia regional também estiveram na pauta. A avaliação é de que a comunicação deve apresentar os riscos existentes, mas também mostrar as medidas de prevenção e preparação adotadas pelos municípios.
A estratégia busca demonstrar que a região está organizada para enfrentar possíveis ocorrências e, ao mesmo tempo, preparada para continuar recebendo visitantes com segurança.
A preparação para grandes eventos também deverá receber atenção, incluindo planos de evacuação, acompanhamento de estruturas temporárias e definição de procedimentos para situações de chuva intensa ou ventos fortes.
Integração regional
Entre os encaminhamentos discutidos está a integração de informações sobre moradores de áreas de risco, com participação de setores como Assistência Social e Saúde. A atualização dos cadastros poderá contribuir para identificar pessoas que necessitem de atendimento prioritário em uma eventual emergência e auxiliar no planejamento de rotas, resgates e logística.
Também está prevista a atualização e o compartilhamento de informações geoespaciais sobre áreas de risco, deslizamentos, vias, rios e prédios públicos. A iniciativa deverá contribuir para a construção de um plano de contingência regional.
Outro avanço será a implantação de uma rede colaborativa de estações meteorológicas na região. Estão previstas 38 estações, com equipamentos para monitoramento de chuva, umidade, temperatura, pressão e, em algumas unidades, vento.
A capacitação das equipes também integra os próximos passos, com a proposta de treinamentos práticos e presenciais, incluindo conteúdos relacionados à atuação em situações de desastre e à utilização de drones para levantamento de danos.
Ao final da reunião, foram reforçados encaminhamentos como a divulgação da campanha “El Niño Não Brinca” nos canais oficiais, produção de materiais educativos, atualização dos planos de contingência, criação de protocolos de acionamento e comunicação de alertas, preparação de escolas e empresas e continuidade da implantação da rede de monitoramento.
“A participação de Itapema no encontro reforça a integração regional e o trabalho preventivo para ampliar a capacidade de resposta dos municípios, proteger a população e reduzir possíveis impactos dos eventos climáticos sobre os serviços públicos, o turismo e a economia”, destacou o diretor da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta.






