Jean Smekatz apresenta a exposição solo “Sudarium” na AAPLAJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
Jean Smekatz apresenta a exposição solo "Sudarium" na AAPLAJ

A Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), com mais de 40 anos de atuação, tem a honra de anunciar a abertura da exposição solo do artista visual e performer Jean Smekatz.

 

Intitulada “Sudarium”, a exposição inaugura no dia 9 de agosto de 2024, às 19h30, e conta com a curadoria de Kethlen Kohl.

Sudarium

Jean Smekatz explora na performance “Sudarium” a relação entre presença e ausência do corpo. Partindo da pintura “Deposição de Cristo” (1603) de Caravaggio e no conceito de “Sudarium” (lenço de linho que envolveu o corpo de Cristo), cria um diálogo entre corpo, gesto, pintura e movimento.

Durante a performance, Smekatz veste linho e utiliza tinta preta aplicada com a técnica de dripping sobre grandes telas.

Em seguida, utiliza um rodo para marcar a presença do corpo através de manchas, criando um movimento repetitivo e ritualístico.

 

O som do Shofar, instrumento utilizado em cerimônias judaicas, influencia os movimentos e cria uma atmosfera espiritual no espaço expositivo.

 

A obra de Smekatz busca refletir sobre vida e morte, sobre o corpo sacrificado e sua representação. Através de ícones e alegorias, o artista convida o público a uma reflexão sobre o ritual e a história de um corpo.

 

Jean Smekatz apresenta a exposição solo "Sudarium" na AAPLAJ
Jean Smekatz apresenta a exposição solo “Sudarium” na AAPLAJ

Serviço:

Exposição: Sudarium

Artista: Jean Smekatz

Curadoria: Kethlen Kohl

Abertura: 9 de agosto de 2024, às 19h30

Local: Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ)

Endereço: Cidadela Cultural – Galpão 13, Av. R. XV de Novembro, 1383 – América, Joinville – SC, 89201-602

Horários de visitação: Sábados e domingos das 14h às 18h

Período de exibição: Até 22 de setembro de 2024

Entrada gratuita

Para mais informações, entre em contato com:smekatzart@gma.com ou @Jeansmekatz

Kethlen Kohl: Doutora em Teoria e História da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC), com mestrado na mesma área pela mesma instituição. Especialista em História da Arte pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), onde também se graduou em História.

 

Possui vasta experiência em pesquisa na área de Teoria e História da Arte, focando principalmente em temas relacionados ao corpo e erotismo.

 

 

Atualmente, está vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Epistemologias, Práticas e Saberes Interdisciplinares (Humanitas), participa da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ) e atua como historiadora, curadora independente e professora do ensino básico no Estado de Santa Catarina.

 

Jean Smekatz: é um artista visual natural de Rio Negro, Paraná, que atualmente reside e trabalha entre m Joinville, Santa Catarina e São Paulo.

 

Sua jornada artística começou na infância, através da participação em grupos de teatro e escolas de dança, o que o levou a participar de eventos de renome internacional, como o Festival de Dança de Joinville e a Mostra Paranaense de Dança. Smekatz é bacharel em Design de Moda e estudou disciplinas do bacharelado em Artes Visuais, ambos na Universidade da Região de Joinville (Univille).

 

 

Além disso, ele possui formação em artes através de cursos livres e acompanhamento de artistas e curadores da cena artística nacional, incluindo a participação na Residência Artística Expressionismo Abstrato, conduzida por Ricardo Kolb, na Galeria 33, a mesma que o representa.

 

Smekatz executou inúmeros projetos de arte, cultura, design e moda, sendo um dos destaques a concepção do Carnaval para uma das escolas de samba mais antigas de SC, a Príncipes do Samba.

 

Como artista visual, ele apresentou a performance “Derra_mar”, no Centro de Artes e Design da Universidade da região de Joinville (Univille) em 2021.

 

Em 2022 inaugurou o projeto “Galeria a céu aberto”, da Galeria Municipal Victor Kursancew, com a performance “Actus”.

 

Em 2023 participou da coletiva Jovens artistas Catarinenses na Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma e Visões Catarinenses na Galeria 33.

 

Em 2023/24 o artista viabilizou via lei de incentivo o projeto Trabalho de Corpo com performances no Museu de Arte de Joinville, Museu Nacional de Imigração e Colonização e Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. e em maio de 2024 abriu sua primeira exposição individual Energia do Gesto.

 

Smekatz integra como artista o curso na Escola da Cidade, Reflexão e Pintura com orientação do artista Paulo Pasta, também é conselheiro da AAPLAJ – Associação de Artistas Plásticos de Joinville e é diretor de comunicação do Instituto Nacional de Imigração e Colonização e Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.

 

 

 

Em maio de 2024 abriu sua primeira exposição individual Energia do Gesto.

 

Smekatz integra como artista o curso na Escola da Cidade, Reflexão e Pintura com orientação do artista Paulo Pasta, também é conselheiro da AAPLAJ – Associação de Artistas Plásticos de Joinville e é diretor de comunicação do Instituto e Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke | Mac Schwanke.

Fonte: Assessoria Smekatz

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.