A Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis (SC), abre no dia 2 de outubro a exposição “Várias Variáveis”, primeira mostra individual do artista João Matheus. Com entrada gratuita, a abertura ocorre às 19h no Espaço Paulo Gaiad.
Selecionada na Chamada Pública Paulo Gaiad 2025, a exposição apresenta 16 pinturas inéditas, produzidas entre 2023 e 2025, que exploram o fazer pictórico como forma de experienciar a vida. Com curadoria de Karine Abbati, os trabalhos propõem uma reflexão sobre o afeto, a memória e as múltiplas formas de interpretar e materializar vivências.
Entre as obras, uma pintura abstrata intitulada “A lida” conecta o conjunto. Produzida ao longo de dois anos, ela reúne camadas de tinta acumuladas no processo de criação das demais obras, simbolizando gesto, tempo e memória. “Este acúmulo não se limita à matéria, mas também aos sentidos, significações e histórias que compartilho com o público”, explica João Matheus.
Natural de Lages, o artista também viveu em Otacílio Costa antes de se mudar para Florianópolis, onde reside desde 2022. Estudante do Bacharelado em Artes Visuais na UDESC/CEART, atuou como bolsista de pesquisa e extensão sob orientação da professora Jociele Lampert. Desde 2021, participa de exposições coletivas e já integra coleções no Brasil e no exterior.
“Várias Variáveis” poderá ser visitada até 26 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h, na Fundação Cultural Badesc, localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis.