Jogos da Juventude 2025 começam em Brasília com 4,7 mil atletas e apoio do Governo do Brasil

Jogos da Juventude 2025 começam em Brasília com 4,7 mil atletas e apoio do Governo do Brasil

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Jogos da Juventude 2025,atletas jovens,Brasília,esporte escolar,apoio do Governo do Brasil

Com amplo apoio do Governo do Brasil, os Jogos da Juventude 2025 têm início em Brasília nesta quarta-feira, 10 de setembro, e seguem movimentando a capital até o dia 25. A maior competição escolar e juvenil do país, focada na formação esportiva e educacional, é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com suporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. A cerimônia de abertura será às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com a presença do ministro André Fufuca (Esporte) e da ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania).

A competição reúne cerca de 4.700 atletas – 2.331 homens e 2.369 mulheres –, com até 17 anos, muitos beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Brasil. Participam representantes de todas as unidades da federação, nesta a maior edição da história no formato atual, contando ainda com 837 treinadores e 167 dirigentes, totalizando mais de 5.700 inscritos.

A logística do evento envolve mais de 200 voluntários, 70 mil refeições, 40 mil diárias de hospedagem, 13 caminhões transportando 130 toneladas de materiais esportivos e de suporte, distribuídos em 16 locais de competição para 20 modalidades.

Base do esporte
“Os Jogos da Juventude dialogam diretamente com as políticas públicas. Incentivam a base do esporte brasileiro. Muitos dos nossos atletas do Bolsa Atleta iniciaram suas trajetórias nessa competição”, destaca Iziane Marques, secretária nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte.

Patrocínio e Lei de Incentivo
A Caixa e as Loterias CAIXA são patrocinadores master do COB até 2028, em acordo histórico estimado em R$ 160 milhões, que inclui os Jogos da Juventude. O evento também conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Governo do Brasil, com contribuições da Vale e da Neonergia. Essa é a primeira captação do COB pela LIE desde 2012.

Janeth Arcain, embaixadora do basquete nos Jogos da Juventude 2025, reforça: “A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do Imposto de Renda devido ao evento, melhorando estrutura, visibilidade e alcance social”.

Modalidades e inclusão
O evento retorna a Brasília, cidade sede da primeira edição em 2000, e conta com disputas em águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.

Além do caráter esportivo, os Jogos promovem educação, inclusão e cidadania, engajando atletas, famílias, escolas, federações e patrocinadores. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) participa com ações de prevenção à violência e drogas. A Secretaria Nacional de Juventude realiza cadastros do ID Jovem, documento que garante acesso a benefícios culturais e transporte interestadual.

Ações complementares
O Governo do Brasil também reforça campanhas contra o racismo e incentiva a vacinação com a presença do mascote Zé Gotinha. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) oferece atividades educativas sobre substâncias proibidas, coleta de amostras e práticas de ética esportiva.

Ídolos e embaixadores
Diversos atletas consagrados iniciaram suas carreiras nos Jogos da Juventude, como Beatriz Souza, Sarah Menezes, Duda Lisboa, Alison dos Santos, Mayra Aguiar, Fernando Scheffer, entre outros. Cada modalidade terá um embaixador, incluindo Bia Souza (judô), Janeth Arcain (basquete), Rosângela Santos (atletismo), Agatha Rippel (vôlei de praia), Luisa Baptista (triatlo), entre outros.

Relacionados
plugins premium WordPress