Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots,igus®,Joinville,Santa Catarina,Jundiaí
Joinville (SC) será sede de nova unidade da igus® do Brasil

Joinville (SC) será sede de nova unidade da igus® do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots,igus®,Joinville,Santa Catarina,Jundiaí

O mercado nacional de robótica está crescendo de forma acelerada, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Em 2020, o número de robôs aumentou 68% no país, passando de 60 mil para 101 mil, com 24 mil já em operação. Vale ressaltar que esse crescimento é impulsionado por avanços tecnológicos em inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT). A expectativa é que o setor movimente cerca de US$ 260 bilhões até 2030.

Visando este cenário de expansão, a igus®, líder global em soluções de movimento, continua a investir no mercado brasileiro, inaugurando uma nova unidade no país, na cidade de Joinville (SC), em 28 de junho. O local será um centro de automação, onde clientes, prospects e estudantes das universidades locais poderão testar aplicações e os produtos da linha de baixo custo, com foco em robótica. A sede terá aproximadamente 300m2, divididos entre estoque; showroom com máquinas; mini-auditório para palestras; salas de reuniões e estações de trabalho.

Devido ao papel crescente como um importante polo industrial de automação do país, a companhia alemã escolheu a cidade de Joinville (SC) por ser reconhecida como referência para empresas inovadoras, de alta tecnologia e inovação. Segundo dados da igus®, no último ano, o mercado de Santa Catarina representou 12% do faturamento nacional da empresa. Sendo assim, a companhia investiu cerca de 500 mil reais para a implementação da nova sede na região.

“A implementação de robótica na indústria favorece a competitividade, permitindo a produção de alta qualidade com custos mais baixos. Isso é especialmente relevante para empresas que buscam soluções de automação de baixo custo, como a nossa nova unidade em Joinville, que afirma a visão da igus® de divulgar soluções de automação acessíveis”, ressalta Marcelo Pimenta, CEO Brasil e LATAM da igus®.

A empresa já possui uma fábrica em Jundiaí (SP), porém a sede no sul do Brasil terá um conceito de showroom e Centro de Testes e Acompanhamento (CTA), possibilitando que os clientes e prospects conheçam na prática as soluções de automação e robótica da companhia.

Compromisso com a educação e as próximas gerações

Além da atuação voltada às empresas e aos profissionais, a igus® pretende disponibilizar o novo espaço para estudantes universitários que participam de grupos de pesquisas dedicados à automação e robótica. Essa iniciativa se adequa ao projeto YES (Young Engineers Support – Suporte aos Jovens Engenheiros, em tradução livre) da empresa, no qual são oferecidos suporte a projetos e patrocínio a grupo de estudantes dos cursos de engenharia.

“A igus® tem o compromisso com a educação em robótica para preparar a próxima geração e permitir que o mercado de trabalho seja cada vez mais tecnológico. Com isso, disponibilizamos kits de robótica de baixo custo para instituições do ensino médio e fundamental, além de ressaltarmos que nossa nova sede poderá ser utilizada por alunos do nível superior, que desejarem realizar testes e novas experimentações com nossas soluções”, acrescenta o executivo.

Linha de Automação de Baixo Custo da igus®

A linha de Automação de Baixo Custo (LCA – Low Cost Automation, em inglês) da igus® é focada em fornecer soluções de automação econômicas e fáceis de utilizar, sendo acessíveis a todos. O objetivo é disponibilizar sistemas de automação que tenham um retorno sobre o investimento (ROI) rápido, não apenas pelos custos de aquisição, mas também considerando os custos de longo prazo, como dispositivos periféricos, adaptações para máquinas existentes e custos de instalação.

A empresa desenvolveu uma variedade de produtos para essa linha, incluindo robôs industriais, cobots, braços robóticos articulados, robôs lineares, robôs delta, robôs SCARA, e um sistema de controle de robôs. Essas soluções são projetadas para serem integradas facilmente em sistemas de produção existentes.

“Nossas soluções de automação de baixo custo oferecem benefícios como apoio ao funcionário; flexibilidade na adaptação aos sistemas de produção; confiabilidade de alta tecnologia; baixas taxas de erro e velocidade no manuseio de grandes volumes. Além disso, disponibilizamos um software gratuito, e sem licença, para o controle e programação de robôs, facilitando o planejamento de projetos e permitindo operações mais rápidas e práticas”, finaliza Marcelo.

Sobre a igus®:

A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros de alto desempenho livres de lubrificação melhoram a tecnologia e reduzem os custos onde quer que as coisas se movam. A igus® é líder mundial de mercado em sistemas de esteiras porta cabos, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e lineares, assim como tecnologia de fusos de tribopolímeros. A empresa familiar com sede em Colônia na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 4.900 pessoas em todo o mundo. Em 2021, a igus® faturou 961 milhões de Euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. Estão disponíveis em estoque 234 mil itens e a vida útil pode ser calculada online. Nos últimos anos, a empresa expandiu-se, criando start-ups internas, por ex. para rolamentos de esferas, acionamentos para robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica Lean e “smart plastics“, plásticos inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão o programa “chainge” – reciclagem de esteiras porta cabos usadas – e a participação em uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos.

Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots,igus®,Joinville,Santa Catarina,Jundiaí Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots,igus®,Joinville,Santa Catarina,Jundiaí Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots,igus®,Joinville,Santa Catarina,Jundiaí

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress