Março Lilás: Saúde de Camboriú intensifica oferta de ultrassonografias transvaginais

Março Lilás: Saúde de Camboriú intensifica oferta de ultrassonografias transvaginais

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Secretaria de Saúde de Camboriú, motivada pela campanha do Março Lilás, irá aumentar o número de exames de ultrassonografias transvaginais oferecidos à comunidade. A iniciativa tem o objetivo de promover a prevenção ao câncer de colo de útero. Está definido que a Secretaria irá ofertar os exames em uma clínica credenciada no município, durante todo o mês de março. A previsão inicial é que sejam ofertados cerca de 100 ultrassonografia transvaginais

Os pacientes que aguardam na fila do procedimento devem ficar atentos ao telefone. A Secretaria de Saúde enviará uma mensagem via WhatsApp para os pacientes agendados conforme classificação de risco e ordem cronológica. Aqueles que tiveram uma troca recente no número de telefone devem atualizar o seu cadastro. Para efetuar a atualização é simples, basta ir na recepção de sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. É necessário apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência. As UBSs do município ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O Março Lilás é realizado pelo Núcleo Ampliada de Saúde da Família (NASF) e pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Durante as ações da campanha serão promovidas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais espaços. A ultrassom transvaginal é um dos principais mecanismos para verificar a presença de doenças ginecológicas graves. Nele é possível investigar a presença de alterações que sugerem a presença de câncer de colo de útero.

O câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é o terceiro tipo mais comum entre mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e é a quarta principal causa de morte entre elas. Ele é causado principalmente pela infecção persistente por certos tipos do Papilomavírus Humano (HPV), especialmente os oncogênicos, transmitidos sexualmente.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress