O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) encerrou nesta sexta-feira (20) um roteiro de três dias pelo Oeste catarinense, com visitas a cinco municípios. A cada encontro regional, aumentou a participação da base partidária, com direito a voto e voz, e também o tom das lideranças em defesa de candidatura própria ao Governo de Santa Catarina em 2026.
A frase “não queremos ir a reboque de ninguém, queremos o 15 na urna” tem sido repetida nos encontros e aparece nos resultados parciais das votações realizadas durante as reuniões.
Nos eventos promovidos na Câmara de Vereadores de Campos Novos e na sede da CDL de Videira, lideranças históricas e representantes da juventude resgataram o legado do partido, que tem 60 anos de atuação, 70 prefeitos e 741 vereadores em Santa Catarina.
O ex-deputado estadual Romildo Titon afirmou que o partido precisa de respeito e protagonismo. Já o vereador de Joaçaba, Jean Calza, destacou que a decisão deve seguir a vontade da base.
O deputado estadual e secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, reforçou sua trajetória dentro da legenda e declarou gratidão ao partido.
Em Videira, mais de 200 filiados participaram do encontro e mencionaram o trabalho do presidente estadual do MDB-SC, Carlos Chiodini, que defendeu que a decisão sobre 2026 será construída “de baixo para cima”.
Aos 88 anos, o ex-senador Neuto de Conto, presidente de honra do MDB-SC, reforçou a defesa de candidatura própria. O ex-governador Paulo Afonso Vieira também destacou a mobilização da militância.
O deputado federal Valdir Cobalchini, presidente da Fundação Ulisses Guimarães em Santa Catarina, informou que já foram iniciados os trabalhos para elaboração de um plano de governo.
O deputado estadual Mauro de Nadal reforçou o discurso de enfrentamento e defesa do protagonismo partidário.
Também participaram dos encontros o ex-deputado federal Rodrigo Coelho, o prefeito de Videira, Wilmar Carelli, e o prefeito de Campos Novos, Dirceu José Kaipper.

Como funciona a votação interna
Durante os encontros regionais, os filiados participam de votação para medir o sentimento da base. As opções apresentadas incluem:
-
Candidatura própria;
-
Aliança com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, com indicação do vice-governador;
-
Composição com Gelson Merisio, também indicando o vice;
-
Apoio ao governador Jorginho Mello, mesmo fora da majoritária.
O último encontro desta primeira rodada ocorre neste sábado (21), em Lages. Novos eventos regionais devem ser anunciados nas próximas semanas.






