A segunda edição da ação “Todos pelo Rio Camboriú e Afluentes” reuniu, neste domingo (22), mais de mil voluntários em uma ampla mobilização ambiental em Camboriú e Balneário Camboriú, em alusão ao Dia Mundial da Água.
Com formato ampliado e descentralizado, a iniciativa promoveu frentes simultâneas de limpeza ao longo do Rio Camboriú — principal manancial responsável pelo abastecimento hídrico dos dois municípios — além de seus afluentes, reforçando ações de preservação ambiental e gestão de recursos hídricos.
A programação teve início às 8h e integrou atividades de educação ambiental, com distribuição de materiais informativos, exposições, palestras e oficinas. Durante o evento, os participantes receberam suporte com água, frutas, mudas de plantas e bags para coleta de resíduos. Também foram realizadas ações sobre reciclagem, preservação da fauna marinha, descarte correto de óleo de cozinha e reaproveitamento de materiais.
Após o cerimonial realizado sob a Ponte Altamiro Domingos Castilho, na divisa entre os municípios, os voluntários seguiram para diferentes trechos do rio e cursos d’água contemplados pela ação.
A mobilização é resultado de uma articulação conjunta entre as prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, com apoio de 104 entidades e empresas parceiras. O movimento teve início em 2025 e consolida uma agenda integrada voltada à sustentabilidade e à proteção do principal recurso hídrico da região.
Na edição anterior, cerca de duas toneladas de resíduos foram retiradas das águas e margens do rio. Neste ano, com a ampliação das frentes de atuação, o balanço final será divulgado nos próximos dias.
A prefeita Juliana Pavan destacou que a preservação do Rio Camboriú está diretamente ligada à qualidade de vida da população e ao desenvolvimento econômico regional. Já o prefeito de Camboriú reforçou o caráter estratégico do rio para o abastecimento das cidades, ressaltando a necessidade de continuidade das ações.
A presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Jamile Naiara Pereira de Souza, enfatizou o papel da mobilização como instrumento de conscientização coletiva. O secretário de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira, destacou a importância da união entre poder público, entidades e sociedade civil para avanços consistentes na área ambiental.

Durante o evento, a Universidade do Vale do Itajaí apresentou uma exposição com objetos encontrados no interior de animais marinhos, evidenciando os impactos da poluição nos ecossistemas e reforçando a necessidade de consciência ambiental.
Parque Inundável avança com investimento estratégico
A mobilização também marcou um avanço institucional relevante. Na ocasião, a prefeita Juliana Pavan sancionou a Lei nº 5.230/2026, que inclui a implantação do Parque Inundável Multiuso da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú no Plano Plurianual 2026–2029.
A medida garante a destinação de R$ 12,4 milhões como contrapartida municipal para o projeto, que deve ultrapassar R$ 120 milhões em investimentos totais, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, no eixo de prevenção a desastres climáticos.
O projeto prevê intervenções estruturais como drenagem, contenção de cheias e a criação de um parque multifuncional, com potencial para transformar a infraestrutura hídrica e a gestão ambiental da região.



A expectativa é que a licitação da primeira etapa seja lançada nos próximos meses, consolidando um novo marco no planejamento e na sustentabilidade dos recursos hídricos de Camboriú e Balneário Camboriú.






