O serviço de Motolância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Balneário Camboriú registrou um aumento de 39% no número de atendimentos em 2024, totalizando mais de 3,4 mil ocorrências. O crescimento reforça a importância desse recurso, que garante maior agilidade no socorro à população, especialmente durante a temporada de verão, quando a mobilidade urbana se torna um desafio.
A Motolância é operada por um técnico de enfermagem capacitado por cursos práticos especializados, em um contrato firmado entre a FAHECE e a Prefeitura de Balneário Camboriú. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar também atua com uma motolância, ampliando a cobertura de atendimentos no município.
“Com a motolância, conseguimos prestar o primeiro atendimento à vítima com agilidade, reduzindo sequelas e aumentando as chances de sobrevivência dos pacientes”, destacou o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.
A secretária de Saúde, Aline Leal, ressaltou a eficiência do serviço. “A motolância nos ajuda em situações onde o deslocamento de uma ambulância seria mais demorado. Assim, conseguimos direcionar nossos veículos para casos de maior gravidade”, explicou.
Segundo o coordenador do serviço de Motolâncias da FAHECE, Marcelo Fabra, 68% dos atendimentos realizados em 2024 foram resolvidos no local, sem a necessidade de deslocamento de ambulâncias. “Nossa equipe é altamente capacitada e motivada, o que garante esses resultados positivos”, afirmou.
O SAMU pode ser acionado pelo telefone 192, e o envio dos recursos é definido pela Central de Regulação.