A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária (SEAP), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Itajaí, entregou na última sexta-feira (17) dez novas âncoras e um sistema de iluminação para o Portinho dos Pescadores, localizado no bairro São Pedro.
As âncoras foram distribuídas a pescadores artesanais do município, selecionados com base no tamanho de suas embarcações e na renda familiar. A nova iluminação, um investimento direto da Prefeitura, visa oferecer mais segurança e conforto aos trabalhadores e frequentadores do local.
Entre os beneficiados está o pescador Deivid Roberto de Aguiar, de 32 anos, que há 16 anos vive da pesca artesanal. Ele enfatizou o impacto positivo da iniciativa. “Uma âncora como essa custa em média R$ 1.500. Essa ajuda representa uma grande economia e faz muita diferença pra gente”, relatou. O pescador Rafael Miguel também agradeceu, destacando que a doação chegou “em boa hora”, suprindo uma necessidade urgente.
“É uma entrega muito importante para nossa cidade, pois une educação, solidariedade e o desenvolvimento de uma atividade que representa a alma navegantina”, ressaltou o vice-prefeito, Ricardo Ventura.
As peças foram confeccionadas por alunos do curso técnico em Mecânica do IFSC e doadas à Prefeitura como parte de um projeto que integra formação técnica e valorização da pesca artesanal. “É um exemplo de como o conhecimento técnico pode transformar realidades. Os alunos aprendem na prática e contribuem para fortalecer uma atividade essencial para Navegantes”, declarou o secretário da SEAP, Lorival Kempner.
Atualmente, cerca de 300 famílias de pescadores são assistidas pela Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Colônia Z-06, por meio de diversas ações voltadas ao fortalecimento da pesca artesanal.
Benjamin Teixeira, diretor do IFSC, enfatizou o valor educacional da ação. “Para eles, esse contato com as pessoas que vão usar as âncoras é fundamental, por sentirem na prática tanto na questão social quanto na profissional. A troca de ideias com a parte diretamente interessada no produto que eles confeccionaram só aprimora o conhecimento”, pontuou.
Alunos, pescadores, o diretor do IFSC Itajaí, Benjamin Teixeira, o assessor especial de Política Pesqueira, Fabiano Veloso, o vereador Jassanan Ramos (Monan), os professores Sérgio Roberto Sanches e Francisco Sartori e o presidente da Colônia de Pescadores Z-06, José Renato dos Passos, estiveram presentes na solenidade.







