O projeto “Veterinários Mirins” realizou a formatura de seus primeiros participantes no último sábado (13), em Navegantes. Ao todo, 56 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, receberam diplomas durante a cerimônia, realizada no Centro de Treinamento dos Bombeiros Voluntários, no bairro Escalvados. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Proteção e Cuidado Animal, e os Bombeiros Voluntários.
Durante seis encontros realizados entre agosto e setembro, os alunos — que também participam do programa Bombeiro Mirim — aprenderam sobre alimentação, higiene, vacinação e conheceram o trabalho do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba).
Helena Alves, de 9 anos, destacou a importância da experiência: “Eu aprendi a cuidar dos animais, a respeitá-los e amá-los”. Fernando Bonito Ams, de 8 anos, também compartilhou seu aprendizado: “Eu aprendi que nunca se pode maltratar os animais porque isso é crime”. A mãe de Fernando, Geane Bonito, 52, reforçou o impacto do programa no dia a dia da família: “Meu filho vinha em casa e dizia que não poderia deixar o animal sem vacina. Ele me alertava sobre a alimentação correta, e isso foi muito importante para mim”.
A secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sorilei Dapper, parabenizou todos os envolvidos, desde os Bombeiros Voluntários até os pais e alunos. “Quero agradecer aos nossos veterinários mirins, que nos surpreenderam ao longo do curso, e aos veterinários Gisélica Padovan e Michael Russi, que transformaram em prática todo o conhecimento planejado para esses pequenos”, destacou.