Nova diretoria do Sindibebidas assume comando do setor de bebidas em Santa Catarina

Nova diretoria do Sindibebidas assume comando do setor de bebidas em Santa Catarina

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Sindicato das Indústrias de Bebidas de Santa Catarina,Zehn Bier,Brusque,Associação Catarinense das Cervejarias Artesanais,Conselho Regional de Química,indústria de bebidas,Serviço de Inspeção Estadual de Produtos de Origem Vegetal,Santa Catarina,Sindibebidas

O Sindicato das Indústrias de Bebidas de Santa Catarina (Sindibebidas) iniciou o triênio 2025-2028 com uma nova diretoria. A entidade, que representa o setor em pautas trabalhistas e tributárias, tem mais de 50 anos de história e, desde 2021, ampliou sua atuação em âmbito estadual. O presidente para os próximos três anos é Fernando José de Oliveira, diretor da Zehn Bier, de Brusque (SC).

Fernando destaca a relevância dos resultados da associação, mesmo com um número relativamente pequeno de associados. “São apenas 30 associados, que mantêm uma instituição que faz muita diferença na competitividade das empresas do setor. Nosso principal desafio é ampliar essa base para trazer resultados ainda mais efetivos para além das negociações trabalhistas, que já são fundamentais”, afirma.

A nova diretoria também conta com a vice-presidência de Larissa Schmitt (Das Bier, de Gaspar/SC) e membros Valmir Zanetti (Cerveja Blumenau, de Blumenau/SC), Michele Borck (Borck Cervejaria, de Timbó/SC) e André Grützmacher (Balbúrdia Cervejaria, de Blumenau/SC).

O conselho fiscal é formado por Mauro Perosa (Wunder Bier, de Blumenau/SC), Frederico Jaeger Neto (Handwerk Cervejaria, de Ibirama/SC), Cassiano Moser (Schornstein, de Pomerode/SC), Érico Augusto (Alfero Cervejaria, de Nova Trento/SC) e Marcelo Dalazen (Big Jack Cervejaria, de Orleans/SC).

História e atuação

Fundado em 1973, o sindicato inicialmente representava diversos segmentos, mas em 2010 passou a atuar exclusivamente no setor de bebidas. Em 2021, expandiu sua atuação para outros municípios e assumiu as atribuições da Associação Catarinense das Cervejarias Artesanais (Acasc) após a extinção da associação.

Entre as recentes conquistas do Sindibebidas está o alinhamento sobre a atuação do Conselho Regional de Química (CRQ) na indústria de bebidas, esclarecendo que, embora seja necessário um profissional químico nas empresas, não há obrigatoriedade do CNPJ estar associado à entidade.

Atualmente, dois projetos estão em destaque na pauta do sindicato. O primeiro, em tramitação desde 2023 com apoio do deputado estadual Napoleão Bernardes, visa a exclusão da substituição tributária para o setor de cervejarias no estado, já apto para votação. O segundo envolve o alinhamento com órgãos de fiscalização por meio do Serviço de Inspeção Estadual de Produtos de Origem Vegetal (Siepov), em andamento.

O Sindibebidas representa empresas de aguardentes e destilados, cervejas, águas envasadas, sucos, energéticos e outras bebidas em mais de 250 municípios de Santa Catarina, abrangendo mais de 300 negócios no estado. Mais informações estão disponíveis em www.sindibebidas.com.br.

Relacionados
plugins premium WordPress