Oficina de produção audiovisual de baixo orçamento ocorre em Bombinhas na próxima quinta-feira

Oficina de produção audiovisual de baixo orçamento ocorre em Bombinhas na próxima quinta-feira

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Tramela Produções, sediada em Bombinhas, tem um relevante histórico de atuação no cinema, sobretudo em obras que documentam o modo de vida no litoral catarinense. Todo o seu catálogo é composto de obras realizadas com poucos recursos se considerados os padrões da produção cinematográfica. Com base em toda essa experiência, a multiartista e produtora cultural Aline Lúcia Vieira, fundadora da produtora, ministra a oficina Produção Audiovisual de Baixo Orçamento no dia 16 de maio (quinta-feira). A atividade ocorre na EEB Maria Rita Flor, no bairro de Bombas, a partir das 19h, de maneira totalmente gratuita. Para se inscrever, basta acessar o Instagram: @tramela_produções e preencher um formulário.

A atividade de formação terá três horas de duração e tem como propósito demonstrar as estratégias de criação e desenvolvimento de um projeto de audiovisual que dispõe de pouco recurso financeiro, utilizando a criatividade e a rede colaborativa de apoio e participação na produção. A ideia é apresentar possibilidades para que um projeto pequeno de um videoclipe ou curta-metragem, por exemplo, possa ser desenvolvido com equipe reduzida e pouca estrutura técnica.

A prática é voltada para produtores de vídeo, criadores de conteúdo, videomakers, produtores de arte para audiovisual e demais interessados no assunto. Não é necessário ter experiência prévia no ramo do audiovisual para participar. Além de Aline, também participa da oficina o cineasta Santiago José Asef, trazendo o ponto de vista do diretor em produções com orçamento reduzido.

A proponente da oficina, Aline Lúcia Vieira, fala sobre o enfoque da atividade. “Vamos abordar as etapas da produção audiovisual, com foco em processos criativos e construção de ideias. Além disso, vamos discutir e desenvolver em conjunto uma planilha orçamentária que viabilize a produção e finalização de um filme com orçamento abaixo dos valores de mercado”, explica.

 

A Tramela Produções

Na trajetória da produtora, estão filmes que circularam por festivais de cinema no Brasil e em outros países da América do Sul e na Europa, com destaque para o documentário Antes do Inverno, que retrata a pesca artesanal da tainha, Abrindo as Janelas do Tempo, a ópera folclórica dos Cantadores de Engenho, e Vidas de Engenho, um lindo registro sobre a prática da farinhada na cidade de Bombinhas. Todas obras realizadas com baixo orçamento e significativo envolvimento da comunidade.

A oficina de Produção Audiovisual de Baixo Orçamento é uma iniciativa da Tramela Produções, realizado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo – Edital Audiovisual, sob co-realização da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura.

 

Serviço:

O quê: oficina Produção Audiovisual de Baixo Orçamento;

Quando: 16 de maio (quinta-feira), às 19h;

Onde: EEB Maria Rita Flor – Av. Fragata, 1581-1639 – Bombas, Bombinhas (SC);

Quanto: participação gratuita. Inscrições em @tramela_produções.

Fotos

Alvaro Fiore

Augustina Martínez

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress