Oficina gratuita de fotografia contemplativa de natureza em Balneário Camboriú abre inscrições

Oficina gratuita de fotografia contemplativa de natureza em Balneário Camboriú abre inscrições

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
fotografia contemplativa,oficina gratuita Balneário Camboriú,Clarissa Herrig,natureza Santa Catarina,Parque Raimundo Gonçalez Malta

Capturar a beleza, a poesia e a força presentes na natureza através da fotografia exige um olhar apurado, sensibilidade e técnica apurada. Grande parte do trabalho da fotógrafa Clarissa Herrig é fundamentado no uso da fotografia como ferramenta de reflexão, contemplação da natureza e registro de comunidades históricas. Ela ministra a Oficina de Fotografia Contemplativa de Natureza, que acontecerá no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú, no próximo dia 16 (sábado), das 13h às 17h. A atividade é totalmente gratuita, e as inscrições estão abertas e disponíveis no link: nefa.com.br/foto-contemplativa.

A oficina é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte de Balneário Camboriú, coordenado pelo fotógrafo Marcelo Fernandes. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva que inspire os participantes a contemplar e valorizar as paisagens naturais de Santa Catarina por meio da prática fotográfica.

As aulas serão divididas entre aspectos teóricos, com introdução à fotografia contemplativa, seus princípios e técnicas de composição, além de exercícios para ativação dos sentidos e prática de meditação; e práticos, com uma sessão fotográfica silenciosa em áreas naturais, buscando conexão com o ambiente e utilizando a fotografia como forma de contemplação e reflexão. Após a prática, haverá uma análise coletiva das imagens e debate sobre as escolhas fotográficas realizadas.

Idealizadora e responsável pelas práticas, a fotógrafa Clarissa Herrig destaca a sensibilidade inerente ao tipo de fotografia abordada na oficina. “A fotografia contemplativa é um exercício de presença. É parar, observar com atenção e se deixar tocar pelos detalhes sutis. A luz entre as folhas, o movimento do vento, os líquens que, em sua vulnerabilidade, revelam a pureza do ar. Muitas vezes, escolho não fotografar, apenas contemplar. Porque mais do que capturar, trata-se de estar. É nesse espaço entre o olhar e o sentir que a imagem nasce”, reflete.

Sobre a ministrante:

Clarissa Herrig é formada em Jornalismo e atua como produtora cultural e fotógrafa, com foco em projetos que exploram a relação entre a natureza, as comunidades tradicionais e suas histórias. Seu trabalho busca captar a essência dos lugares e das pessoas, utilizando a fotografia como ferramenta de reflexão e contemplação. Ao longo da sua trajetória, desenvolveu projetos autorais que conectam memória, cultura e paisagem, sempre com uma abordagem sensível ao impacto da atividade humana no meio ambiente.

O projeto é executado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Serviço:

O quê: Oficina de Fotografia Contemplativa de Natureza, com a fotógrafa Clarissa Herrig
Quando: 16 de agosto (sábado), das 13h às 17h
Onde: Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122 – Municípios, Balneário Camboriú
Quanto: Gratuito. Inscrições em nefa.com.br/foto-contemplativa

fotografia contemplativa,oficina gratuita Balneário Camboriú,Clarissa Herrig,natureza Santa Catarina,Parque Raimundo Gonçalez Malta fotografia contemplativa,oficina gratuita Balneário Camboriú,Clarissa Herrig,natureza Santa Catarina,Parque Raimundo Gonçalez Malta

Relacionados
plugins premium WordPress