A Orquestra Didática entra em seus últimos dias em cartaz em Florianópolis, na Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho (R. João Evangelista da Costa, 1160 – Estreito), com entrada gratuita. O público poderá visitar a instalação das 9h às 12h e das 13h às 16h até o dia 13 de junho (sexta-feira). No dia 16 de junho (segunda-feira), as visitas ocorrerão apenas no período da manhã, das 9h às 12h.
A Orquestra Didática é uma instalação artística interativa que apresenta, de forma acessível e inovadora, o funcionamento de uma orquestra sinfônica. Através de televisores e caixas acústicas de alta fidelidade, os visitantes podem ouvir separadamente o som de cada instrumento enquanto acompanham conteúdos educativos nas telas. A obra escolhida é a Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven, a célebre Eroica, considerada um marco na história da música clássica.
Desde sua estreia em Curitiba, o projeto percorreu Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu, reunindo mais de 10 mil visitantes, entre estudantes, professores, turistas, músicos e famílias interessados em explorar a música orquestrada de maneira imersiva e lúdica. Os conteúdos exibidos foram criados pela professora Liana Justus, mestre em História pela UFPR e especialista em História da Música. “Os materiais que desenvolvi têm o objetivo de levar conhecimento sobre todos os instrumentos da orquestra, o que enriquece a escuta e a sensibilidade musical”, destaca Liana, autora de 11 livros sobre música, dois deles finalistas do Prêmio Jabuti.
Idealizada por Samuel Ferrari Lago e Rodrigo Barros Del Rei, a Orquestra Didática é uma realização da Mediacaos, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, com patrocínio do Colégio Positivo e apoio da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho. A dupla também está à frente do Radiocaos, programa cultural que há 28 anos ultrapassa os limites do rádio e atua como um polo de difusão de arte, cultura e memória. “Ao ouvirmos uma sinfonia como a Eroica, temos a percepção da música como um todo. Com essa instalação, é possível entender a importância e o timbre de cada instrumento individualmente”, explica Samuel.
Segundo Rodrigo, o projeto estabelece um elo entre o universo da música clássica e o público em geral. “A Eroica é uma obra bastante conhecida, o que facilita a conexão com pessoas de todas as idades. Em outras cidades, vimos crianças interagindo com entusiasmo e descobrindo a beleza de cada instrumento”, comenta. Após a passagem por Florianópolis, a Orquestra Didática seguirá para Joinville, onde estará em cartaz entre os dias 28 de julho e 13 de agosto, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew.
Serviço
Orquestra Didática em Florianópolis
Local: Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho
Endereço: R. João Evangelista da Costa, 1160 – Estreito – Florianópolis – SC
Datas: de 2 a 13 de junho, das 9h às 12h e das 13h às 16h; em 16 de junho, das 9h às 12h
Informações e agendamento de grupos: (41) 98882-1853
Entrada gratuita