A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Proteção e Cuidado Animal, promove no dia 9 de julho (quinta-feira) um mutirão de castração gratuita de cães e gatos no bairro Gravatá. A ação integra as iniciativas de controle populacional de animais de estimação no município e será realizada das 8h às 17h, na Escola Municipal Professora Leonora Schmitz.
Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas para atendimento na data. Para garantir o procedimento, os tutores interessados devem realizar cadastro prévio obrigatório, feito exclusivamente pelo WhatsApp do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba), pelo número (47) 3342-4964.
Critérios e documentação
O serviço é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda de até três salários mínimos, além de protetores independentes e organizações não governamentais (ONGs) atuantes no município. Durante o atendimento via WhatsApp, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado em Navegantes.
Segundo o secretário da pasta, Fabiano Straube de Souza, a descentralização do serviço facilita o acesso da população e fortalece o controle populacional de forma humanitária.
“Levar o atendimento descentralizado para os bairros, como o Gravatá, facilita o acesso de quem mais precisa e nos ajuda a manter um controle populacional eficaz e humanitário na cidade”, afirmou.
Atendimento contínuo
A Secretaria reforça que, devido à alta procura e ao limite de vagas, os tutores que não conseguirem atendimento no mutirão do dia 9 de julho serão automaticamente incluídos em nova data na sede do Daba. O órgão mantém fluxo contínuo de aproximadamente 20 castrações diárias.






