O Instituto Combustível Legal (ICL) abriu, nesta quarta-feira (19 de março), as inscrições para o Prêmio ICL de Jornalismo 2025. A iniciativa visa incentivar o jornalismo investigativo, transparente e isento, com foco no tema “Combate ao crime organizado: planejamento integrado contra o mercado irregular de combustíveis”. Podem participar jornalistas da imprensa nacional e correspondentes internacionais atuantes no Brasil.
As reportagens devem abordar temas como devedor contumaz, sonegação, fraudes operacionais, planejamento nacional de segurança e não cumprimento do mandato do biodiesel, entre outros. Serão aceitos trabalhos publicados ou veiculados entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2025, nos formatos de texto (jornais, sites, revistas), áudio (rádios, podcasts) e vídeo (TVs, streamings, WebTVs).
Os interessados devem enviar os materiais em PDF (para textos), Mp3 (para áudios) ou link não listado do YouTube (para vídeos), juntamente com documentação que comprove a autoria da reportagem (como CPF ou ID).
Serão premiados um vencedor por categoria, além de uma menção honrosa para uma matéria de destaque, independentemente do formato ou veículo. O regulamento completo pode ser acessado no link disponibilizado pelo ICL.