Programa Obra Mais Segura do SESI/SC transforma canteiros de obras em ambientes de trabalho mais seguros

Facebook
Twitter
LinkedIn
SESI/SC,Obra Mais Segura,Segurança,Saúde no Trabalho,Construção Civil

O Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI/SC) comemora os resultados do programa Obra Mais Segura, uma iniciativa que visa promover a segurança e a saúde no trabalho na construção civil. Atualmente, o programa abrange 598 obras e mais de 18 mil trabalhadores em todo o Estado.

De acordo com os dados mais recentes, 341 obras já foram avaliadas e 144 delas receberam o selo “Obra Mais Segura”. Esse selo é concedido às empresas que demonstram um compromisso contínuo com a segurança e a saúde de seus colaboradores.

O sucesso do programa foi reconhecido nacionalmente com a conquista do Prêmio Proteção Brasil, na categoria Ações Institucionais Voltadas à SST. O júri destacou o Obra Mais Segura como um exemplo de boa prática em segurança e saúde no trabalho.

O programa Obra Mais Segura conta com a atuação dos agentes SOMAS – “Supervisores Obra Mais Segura”, profissionais treinados para identificar riscos, orientar colegas e promover práticas seguras nos canteiros de obras. Além disso, o SESI/SC realiza inspeções regulares para verificar a conformidade das obras com as normas de segurança.

Ao aderir ao programa, as empresas garantem um ambiente de trabalho mais seguro, reduzem o número de acidentes e evitam custos com multas e processos trabalhistas. Os trabalhadores, por sua vez, têm seus direitos garantidos e podem exercer suas atividades com mais tranquilidade e segurança.

O Obra Mais Segura é uma iniciativa do SESI/SC em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Essa parceria demonstra o compromisso das entidades com a promoção da saúde e da segurança no trabalho.

Fernanda Retzem, coordenadora Estadual do Programa Obra Mais Segura, destaca a importância dessa avaliação constante: “Os relatórios gerados nas inspeções servem como um guia para as empresas, orientando-as sobre as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas da construção civil”.

“O programa Obra Mais Segura é um exemplo de sucesso em Santa Catarina e demonstra o compromisso do SESI/SC com a promoção da saúde e da segurança no trabalho. Ao investir em segurança, as empresas garantem um futuro mais promissor para seus colaboradores e para a sociedade como um todo”, completa Fernanda.

Obras mais segura em números em Santa Catarina

Obras Ativas: 341

Obras com Selo: 144

Trabalhadores impactados: 18.875

SESI/SC,Obra Mais Segura,Segurança,Saúde no Trabalho,Construção Civil

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.