Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) e da Escola Pública de Trânsito (EPT), lançou oficialmente o Programa Transitar. A iniciativa é voltada para alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal e tem como foco principal a educação para o trânsito, promovendo valores como respeito, responsabilidade e empatia.
O Programa Transitar surge com o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas no trânsito, tanto como pedestres quanto futuros motoristas. O conteúdo aborda práticas seguras de circulação, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e comprometidos com um trânsito mais seguro e humanizado.
“Estamos muito felizes com esse lançamento, principalmente por ocorrer durante o Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização no trânsito. Essa ação reforça o nosso compromisso com a educação preventiva e, em breve, queremos atingir toda a estrutura da rede municipal de ensino”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.
O programa teve início com quatro turmas do Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa, totalizando 121 alunos nesta primeira fase. Segundo o diretor-presidente da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann, a faixa etária escolhida é estratégica:
“É nessa idade que muitas crianças começam a andar sozinhas para a escola ou atividades extracurriculares. Por isso, é fundamental que aprendam como se comportar no trânsito e se tornem multiplicadores do conhecimento”, explicou Hoffmann.
Após o lançamento, os alunos participaram de uma atividade lúdica com carrinhos de propulsão humana, percorrendo uma pista com sinalização real, simulando um trânsito urbano. A vivência prática reforçou o aprendizado sobre regras de trânsito e convivência segura.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Juliana Pavan, do diretor da BC Trânsito Evaldo Hoffmann, da secretária de Educação Maria Ester Menegasso, do vereador Naifer Neri, do Capitão BM Santana (representando o 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar), e do presidente do Conseg BC e Feconseg SC, Valdir de Andrade, entre outros representantes institucionais.








