O programa Muito Mais, apresentado por Faby Smânia na TVC Panorama, recebeu os artistas do projeto “Árvore da Vida – Alicerce do Futuro”, que vem mobilizando cidade de Balneário Camboriú, em torno de uma reflexão profunda sobre o futuro da cidade.
O artista visual Evaldo Freygang Júnior, autor do Projeto, apresentou ao público não apenas a concepção do monumento que será instalado como marco histórico, mas sobretudo lançou uma pergunta instigante: “Qual legado deixaremos para as futuras gerações?”. A entrevista trouxe um olhar poético e ao mesmo tempo grandioso sobre a construção coletiva da memória e do futuro da cidade.
Participaram da conversa, o artista Daniel Paranhos, coautor da obra, que destacou a importância da parceria criativa com Evaldo e toda a equipe técnica de produção, na concretização desse objetivo artístico e cultural e Dagma Castro, produtora executiva do projeto, que ressaltou a relevância da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) — da qual é uma das protagonistas — para viabilizar iniciativas como essa, lembrando ainda que o incentivo à arte é peça fundamental na construção da identidade cultural de Balneário Camboriú.
De acordo com os entrevistados, o Programa Muito Mais, com Faby Smânia, mostrou leveza, entretenimento e informação, abrindo um espaço importante para que o projeto fosse, não apenas apresentado, mas também refletido em sua dimensão mais ampla: a de plantar hoje as raízes para um futuro mais consciente, belo e humano.

O Projeto Cultural
Uma árvore que conecta passado, presente e futuro. Esse é o conceito do projeto “Árvore da Vida – Alicerce do Futuro”, idealizado pelo artista visual, produtor cultural e pensador catarinense Evaldo Freygang Junior. A obra, contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) 2025, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, propõe um gesto poético e coletivo: registrar a memória da cidade de hoje e entregá-la às futuras gerações no ano de 2064, quando Balneário Camboriú completará seu centenário.
Uma obra para atravessar o tempo
Mais do que um monumento, a Árvore da Vida será um marco simbólico. O projeto prevê a instalação de cápsulas do tempo que abrigarão mensagens da comunidade, a serem abertas no centenário da cidade. “A obra será um ponto de encontro entre o tempo que vivemos e aquele que está por vir. Uma carta aberta ao futuro, escrita por todos nós”, explica Evaldo Freygang.
O desenho da obra foi desenvolvido em parceria com o arquiteto e artista Luiz Daniel Bicudo Paranhos, coautor do projeto. A concepção reúne ainda uma equipe multidisciplinar formada por Rose Spíndola, Dani Sousa, Dagma Castro, Felipe Guimarães, Emanuel Vasco Nunes, Marcelo Urizar e Simone Macedo e Marlon Andrei, em um processo colaborativo que traduz a proposta em forma e matéria.
A instalação da Árvore da Vida está prevista para acontecer em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz, espaço cultural de grande simbolismo para Balneário Camboriú.
O Lançamento oficial aconteceu no dia 30 de agosto no Teatro Municipal, com grande presença de público, quando foram distribuídos os envelopes para a Entidades presentes, para que sejam preenchidos e apresentados para serem inseridos nas cápsulas no dia do Evento.







