Proler Univali oferece ações de leitura, cursos e oficinas gratuitas para a comunidade

Proler Univali oferece ações de leitura, cursos e oficinas gratuitas para a comunidade

Facebook
Twitter
LinkedIn

Programa Institucional de Incentivo à Leitura – Proler: Univali Mediação Literária – escutas e práticas titubeantes, vai promover diversos cursos, leituras e oficinas ao longo deste ano. As atividades do Projeto, que é vinculado à Fundação Biblioteca Nacional do Governo Federal e à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), são para diversos públicos. As ações são gratuitas, têm vagas limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

A coordenadora do Programa, professora Valéria de Oliveira, explica que o Proler Univali desenvolve ações no campo da leitura e das artes para as comunidades e também tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e o Instituto Porto Cênico.

“O objetivo da nossa programação é promover ações de incentivo que desenvolvam práticas leitoras contemporâneas e diálogos, por meio das diversas linguagens artísticas. As ações do Proler Univali estão abertas em nossa Universidade e também para espaços culturais e educacionais públicos e privados, fomentando o acesso da comunidade à leitura e às manifestações artísticas e culturais.”, complementa a docente.

Inscrições abertas para dois cursos

Entre as atividades previstas, já estão abertas as inscrições para o curso de teatro “Entre a Literatura e a Cena”, que vai acontecer às segundas-feiras, das 13h30 às 15h30, no período de 22 de abril a 27 de maio. Na ocasião, os participantes vão participar de jogos de acolhimento e organização grupal, práticas teatrais, jogos de improviso, jogos dramáticos, prática individual e de conjunto, construção de cena e criação teatral por meio da literatura.

A atividade, que será ministrada pela professora Valéria de Oliveira e monitores, dispõe de 25 vagas e carga horária de 20h. Pessoas com mais de 14 anos podem se inscrever na plataforma Elis, no site da Univali.

Outro curso que já está com inscrições abertas é o de “Leituras e práticas titubeantes em Skakespeare”. Nesta atividade os participantes farão a leitura das obras HamletOteloMacbeth e Ricardo III e realizarão leituras dramáticas, além de estudos e discussões baseadas em filmes sobre os textos do escritor.

Interessados, com idade acima de 16 anos, podem realizar inscrição na plataforma Elis, no site da Univali. O curso tem carga horária de 20h e oferece 20 vagas. Os encontros vão acontecer às quartas-feiras, das 19h às 21h, de 17 de abril a 29 de maio, sendo conduzidos pela professora Valéria de Oliveira, com apoio de monitores.

Confira outras atividades

Além dos cursos citados, neste semestre o Proler Univali já está promovendo a oficina “Leitura e Teatro: práticas para sala de aula” (voltado aos professores de artes). Em breve, também serão realizadas as atividades “Leituras Psicanalíticas”: entre Freud e Lacan” (indicado para profissionais da saúde, estudantes, docentes e artistas), as oficinas “Leitura e corpo criativo empenhados” (para pessoas acima de 14 anos) e “Leitura livre” (exclusiva para mulheres em privação de liberdade). Rodas de leitura para infância e um encontro anual do Proler Univali, também estão no campo das ações deste ano.

Os interessados em saber mais sobre as atividades oferecidas pelo Proler, podem acessar o perfil @prolerunivali no Instagram.

Mais informações: com a professora Valéria de Oliveira, pelo e-mail: proler@univali.br.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress