O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está mobilizando estudantes da rede estadual de ensino para aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2026). As atividades ocorrem em diferentes regiões do estado, com programação até esta quarta-feira, 21 de outubro, e integram as ações de preparação dos concluintes do Ensino Médio para as provas.
As iniciativas foram realizadas em 16 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com alcance estimado de pelo menos 11,2 mil estudantes. A programação combina encontros presenciais em polos regionais e atividades nas próprias unidades escolares, além de transmissões ao vivo e gravações para ampliar o acesso aos conteúdos.
“A preparação para o Enem é um processo que envolve estudo, orientação e acompanhamento ao longo do ano. Com os aulões, ampliamos as oportunidades de revisão dos conteúdos, esclarecimento de dúvidas e desenvolvimento de estratégias para a prova. Estamos trabalhando para que nossos estudantes tenham cada vez mais oportunidades de aprender, se preparar e construir seus projetos de vida”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Os aulões incluem revisão de conteúdos, simulados, análise de questões e orientações sobre estratégias para a prova. Algumas atividades também oferecem orientação acadêmica e apoio socioemocional, contribuindo para a preparação dos participantes.
“Eu acredito que ter esses aulões traz confiança. Quando chegar a hora da prova, eu vou saber responder, porque eu consegui tirar a dúvida anteriormente”, ressalta a estudante Ana Lúcia Gonzaga Santos.
A organização considera as características de cada região e conta com parcerias de instituições de ensino. Os encontros ocorrem em auditórios, universidades, unidades escolares e outros espaços definidos pelas Coordenadorias Regionais de Educação.
“Os aulões acrescentam conteúdo ao nosso repertório. Então ajuda principalmente a ter mais confiança na hora de escrever, de fazer redação ou na hora de fazer a prova, porque já vamos estar familiarizados com toda aquela estrutura”, completa o aluno Fabrício da Silva.
A secretaria orienta os estudantes interessados a procurar suas escolas para consultar a programação regional, incluindo datas, locais, horários e orientações para participação. Como o cronograma varia entre as regionais, as unidades escolares são o canal indicado para obter informações atualizadas sobre as atividades disponíveis.
As atividades ocorrem em diferentes regiões do estado, com programação até esta quarta-feira. Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC.
Preparação para o Enem envolve simulados, formação e aulões online
A preparação dos estudantes da rede estadual para o Enem 2026 envolve uma série de ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, desde a mobilização para confirmar as inscrições até o acompanhamento da participação nos dias de prova.
Entre as iniciativas estão a realização de simulados online e impressos, a formação de professores e pontos focais e a articulação entre a secretaria, as Coordenadorias Regionais de Educação e as unidades escolares para incentivar o engajamento dos concluintes do Ensino Médio.
A preparação também inclui aulões online em parceria com a Rede Enem, programados para os períodos de 2 a 7 e de 9 a 13 de novembro, com transmissões ao vivo às 19h. A revisão contempla as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.
As ações integram a estratégia da secretaria para ampliar as oportunidades de preparação e estimular a participação dos estudantes no exame, cuja aplicação está prevista para os dias 8 e 15 de novembro.






