Santa Catarina recebe Programa Novas Rotas e Plano Brasis para ampliar presença no turismo internacional

Santa Catarina recebe Programa Novas Rotas e Plano Brasis para ampliar presença no turismo internacional

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Embratur Santa Catarina,Plano Brasis,turismo internacional SC

O Programa Novas Rotas, da Embratur, com foco no mercado internacional, capacitou gestores e empreendedores do trade turístico de Santa Catarina. A iniciativa visa posicionar destinos da Costa Verde-Mar no cenário global, aproveitando o crescimento recorde do turismo no estado.

No dia 11 de agosto de 2025, a capital Florianópolis sediou o evento de apresentação do Plano Brasis, realizado pela Embratur e pelo Sebrae, em parceria com o governo estadual. O encontro reuniu gestores públicos, empresários, representantes de associações, microempreendedores e outros integrantes do setor para conhecer a estratégia nacional de marketing internacional e sua aplicação em Santa Catarina.

A ação faz parte de um roteiro nacional, no qual a Embratur percorre as 27 unidades da federação para adequar as diretrizes do Plano Brasis às características de cada região. Em pauta, a promoção internacional de destinos catarinenses com foco em biodiversidade, cultura, sustentabilidade e turismo de base comunitária.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou que o plano é uma ferramenta para conectar as potencialidades regionais aos mercados certos no exterior:

“O Plano Brasis é uma forma de apresentar o Brasil ao mundo. Estamos visitando cada estado para identificar o melhor mercado e momento de promoção, visando o crescimento do turismo internacional, que gera emprego e renda. Em Santa Catarina, o turismo representa 12% do PIB, sendo referência nacional e internacional.”

O diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o papel dos pequenos negócios:

“Santa Catarina tem potencial extraordinário, com diversidade cultural e territorial. O Plano Brasis foi lançado para dar visibilidade ao estado, onde 97% da produção turística é feita por pequenos empreendedores.”

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), Margot Rosenbrock, enfatizou a importância do planejamento e investimento para fortalecer o setor e atrair turistas internacionais.

A apresentação técnica foi conduzida pelo diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e pela gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques. O plano indicou mercados prioritários para Santa Catarina, como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Portugal, e definiu estratégias para fortalecer a competitividade dos destinos.

Santa Catarina vive um momento de destaque: entre janeiro e julho de 2025, o estado registrou alta de 71,19% na entrada de turistas internacionais, com 561.954 chegadas — ante 328.256 no mesmo período de 2024. Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e EUA lideram o ranking de visitantes.

No cenário nacional, o turismo internacional também bate recorde: de janeiro a julho de 2025, o Brasil recebeu 5.952.254 turistas estrangeiros, crescimento de 47,5% em relação ao ano anterior.

Relacionados
plugins premium WordPress