Saúde de Camboriú realizará atividades em alusão à conscientização sobre o autismo durante o Abril Azul

Saúde de Camboriú realizará atividades em alusão à conscientização sobre o autismo durante o Abril Azul

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Secretaria de Saúde de Camboriú dará prosseguimento ao programa “Saúde em Cores”, com a iniciativa do Abril Azul, o Mês de Conscientização sobre o Autismo. Serão promovidas diversas atividades para dar visibilidade ao tema. A campanha será iniciada com uma caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, na terça-feira, dia 2. Também serão realizadas orientações em salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), capacitações aos profissionais e pais.

“O Abril Azul é mais uma campanha muito importante que realizamos em nossa cidade. Chamar atenção à conscientização sobre o autismo é fundamental para vivermos em uma sociedade mais igualitária e consciente. Precisamos estimular a empatia entre os moradores e fomentar o convívio pacífico entre todos”, comenta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

A caminhada está prevista para a terça-feira, dia 2, às 8h30min.A caminhada terá início na Policlínica Municipal, localizada na Rua Porto Alegre, n° 698, no Centro. Os participantes irão caminhar até a Prefeitura, situada na Rua Getúlio Vargas, n° 77. Todos os moradores estão convidados a estarem presentes na ação. A Prefeitura de Camboriú estará presente na ação ao lado das entidades que apoiam a causa.

Durante o mês de abril serão realizados horários estendidos em todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As salas de espera irão contar com orientação sobre a conscientização do autismo. As capacitações serão voltadas à equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas. Também será oferecida uma roda de conversa e oficina de atividades com os pais de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A data da ação, que também envolverá acolhimento e cuidado com os pais, será divulgada em breve.

Abril azul:

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao autismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress