A segurança pública em Balneário Camboriú será intensificada neste fim de semana durante a tradicional Festa dos Amigos, no sábado (19), e o show nacional da banda Jota Quest, no domingo (20), ambos realizados na orla da cidade.
O 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) empregará três drones de grande porte com tecnologia de reconhecimento facial, capazes de realizar varreduras simultâneas por toda a extensão da Avenida Atlântica. Os equipamentos permitirão identificar suspeitos após crimes, localizar foragidos e até encontrar pessoas desaparecidas. Essa operação com drones é inédita e faz parte das comemorações dos 61 anos de Balneário Camboriú.
Além dos drones, o efetivo contará com reforços provenientes de Florianópolis, incluindo helicóptero, batalhão de choque, cavalaria, canil e policiamento com motocicletas.
“O público deve estar atento aos seus pertences, especialmente celulares, e evitar tumultos. A prevenção é fundamental”, alertou o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Rafael Vicente.
A Guarda Municipal também atuará com drones equipados com zoom de aproximação de 300 metros e câmeras termográficas, capazes de reconhecimento por captação de calor. Esses dispositivos estarão integrados ao sistema de monitoramento por câmeras fixas com reconhecimento facial ao longo da orla.
Um dos principais focos da operação será a fiscalização rigorosa do uso de drones particulares. As forças de segurança destacam que o sobrevoo não autorizado, principalmente em eventos com grande público, é proibido e representa risco à segurança pública. Drones ilegais serão interceptados, os responsáveis encaminhados à Polícia Civil e os equipamentos apreendidos.
“O uso desordenado de drones representa um risco real para o público e para a segurança do evento. Por isso, a fiscalização será rigorosa na extensão da Avenida Atlântica”, enfatizou o secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann, que destacou a presença de 38 guardas municipais na Festa dos Amigos e 30 no show do Jota Quest.
Para o diretor de Marketing e Projetos da Secretaria de Turismo, Rafael Amâncio, o controle aéreo é estratégico: “A fiscalização do espaço aéreo é essencial para garantir a segurança do público e assegurar que drones sejam operados somente por profissionais habilitados. Essas aeronaves valorizam os eventos, mas devem respeitar normas para evitar riscos”.
O patrulhamento aéreo será complementado por helicópteros da Polícia Militar, que monitorarão possíveis sobrevoos clandestinos durante as festividades.







