Na manhã desta terça-feira (30/09), o presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina (Sindaf-SC), Sandro Medeiros Alves, recebeu em Florianópolis dois avaliadores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal – edição 2025, realizado pela FEBRAFITE (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT66), vinculado ao Confaz, entre outros parceiros.
O encontro foi motivado pela inscrição do Sindaf-SC na premiação com a campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas? Tudo!”, que já conta com apoio da Cidadania Fiscal da Receita Federal de Santa Catarina.
Estiveram presentes Jair Antonio Schmitt, auditor fiscal da Receita Estadual e coordenador do grupo de avaliadores do prêmio em Santa Catarina, indicado pela diretoria da AFFESC (Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina), e Cristine Reinbrecht, representante da Cidadania Fiscal da Receita Federal de Santa Catarina, vinculada à Delegacia da Receita Federal de Florianópolis, com abrangência em 92 municípios e na 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina). Jair Schmitt também preside o Conselho Estadual de Combate à Pirataria.
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal promove práticas educativas sobre cidadania fiscal, incentivo ao uso responsável dos recursos públicos e participação da sociedade no controle social.
“Para nós do Sindaf-SC, é uma honra estar entre os inscritos de uma premiação tão relevante e inspiradora, que valoriza projetos de impacto social e educativo. Independentemente do resultado, já nos consideramos vitoriosos pela recepção calorosa dos avaliadores e pelo apoio da Cidadania Fiscal da Receita Federal de Santa Catarina à nossa campanha”, afirmou Sandro Medeiros Alves.
Sobre a campanha
Idealizada por auditores estaduais de finanças públicas, a campanha busca conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento dos recursos estaduais. Com linguagem clara e acessível, traduz conceitos técnicos em informações compreensíveis, mostrando que o dinheiro público impacta diretamente a vida dos cidadãos.
A iniciativa abrange ações institucionais, educativas e de mobilização social, já recebeu apoio da Secretaria de Estado da Fazenda, do Ministério Público de Santa Catarina, do Tribunal de Contas do Estado, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Assembleia Legislativa, do Conselho Regional de Contabilidade, da FECONTESC e, agora, também da Cidadania Fiscal da Receita Federal de Santa Catarina.
Além do reconhecimento institucional, a campanha tem ganhado repercussão na mídia como um movimento educativo e de mobilização cidadã. “Mais do que uma campanha de comunicação, trata-se de um movimento educativo: uma convocação pública à consciência fiscal, à responsabilidade compartilhada e à valorização do bem comum”, finaliza Sandro Medeiros Alves.