O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, do Ministério da Educação (MEC), passará a aceitar os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — para inscrição, classificação e seleção dos candidatos. A escolha da nota utilizada será aquela que resultar na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso, desde que o participante não tenha sido treineiro.
A medida está prevista no Edital nº 22/2025, publicado em 20 de outubro no Diário Oficial da União (DOU), referente à adesão de instituições públicas e gratuitas ao Sisu 2026. O documento completo pode ser consultado na página oficial do Sisu no Portal de Acesso Único.
Oferta de vagas
As instituições de educação superior (IES) interessadas em participar devem oferecer no mínimo duas vagas em cada curso e turno. Independentemente do cálculo para reserva de vagas ou políticas de ações afirmativas, será garantida pelo menos uma vaga de ampla concorrência em cada curso e turno.
Período e regras de adesão
O período de adesão das instituições será de 27 de outubro a 28 de novembro, e todos os procedimentos devem ser realizados exclusivamente pelo Sisu Gestão.
Para aderir, as IES precisam ter concluído a ocupação de vagas da última edição do Sisu na qual participaram. Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir e alterar o termo de adesão, sendo válida a versão mais recente assinada pelo representante legal para efeito do processo seletivo do Sisu 2026.







