Sonia Guajajara sobre a COP30: “Precisamos cobrar compromisso real dos países desenvolvidos contra as mudanças climáticas”

Sonia Guajajara sobre a COP30: “Precisamos cobrar compromisso real dos países desenvolvidos contra as mudanças climáticas”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
COP30 Brasil,Sonia Guajajara clima,territórios indígenas,mudanças climáticas,participação indígena COP

Durante sua participação no programa Bom Dia, Ministra, nesta quarta-feira, 6 de julho, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou as prioridades da pasta para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, no estado do Pará. Entre os principais pontos abordados estão o reconhecimento dos territórios indígenas, a urgência climática e a responsabilidade dos países desenvolvidos na luta contra o aquecimento global.

“É um tema urgente. Muitas pessoas e nós, povos indígenas, já sentimos os impactos das mudanças climáticas no dia a dia, com alterações de estações, grandes secas e enchentes. Precisamos cobrar o compromisso dos países desenvolvidos para que assumam acordos reais e eficazes”, declarou Guajajara.

A ministra reforçou que a COP30, a primeira a ser realizada na Amazônia, é uma oportunidade histórica para promover a inclusão, a participação ativa dos povos originários e a implementação de medidas concretas. “Temos que focar e apostar que essa COP precisa dar certo. É a COP da floresta, da participação e da urgência climática”, afirmou.

Territórios indígenas como solução climática

Um dos pontos centrais defendidos pela ministra é o reconhecimento dos territórios indígenas como instrumento eficaz para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Segundo ela, essas áreas são comprovadamente as mais preservadas e com maior biodiversidade no Brasil, resultado direto do modo de vida sustentável das comunidades indígenas.

“O que estamos debatendo e apresentando é esse reconhecimento dos territórios indígenas como alternativa real e eficaz para mitigar a mudança do clima. Isso é fundamental para o Brasil alcançar as metas previstas no Acordo de Paris, por meio das NDCs”, explicou.

Ciclo COParente: mobilização indígena para a COP30

Como parte das ações preparatórias para o evento global, a ministra destacou o Ciclo COParente — uma série de 14 encontros realizados em diversas regiões do país. O objetivo é garantir a articulação, informação e mobilização dos povos indígenas em torno da COP30.

“Não é só cobrar do governo brasileiro. A COP30 é um evento global, e os líderes mundiais precisam assumir compromissos conjuntos. Por isso, estamos com o Ciclo COParente, preparando a participação indígena em todas as regiões do Brasil”, ressaltou.

Participação no programa

O Bom Dia, Ministra é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram da edição desta quarta-feira rádios de diversas regiões do país, como a Rádio Nacional Brasília, Amazônia, Alto Solimões, Rádio Nova Brasil FM (São Paulo/SP), Rádio Guarani (Santarém/PA), Rádio Monte Roraima (Boa Vista/RR), Portal Imirante (São Luís/MA) e Rádio Difusora BandNews (Manaus/AM).

Relacionados
plugins premium WordPress