Secretaria Municipal de Saúde,Dia Municipal de Conscientização sobre a Mielomeningocele,Instituto Selo Social,Legislativo,Coordenador Ambulatorial,UPA das Nações
Três projetos aprovados na última sessão de junho

Três projetos aprovados na última sessão de junho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Secretaria Municipal de Saúde,Dia Municipal de Conscientização sobre a Mielomeningocele,Instituto Selo Social,Legislativo,Coordenador Ambulatorial,UPA das Nações

Três projetos foram aprovados na última sessão ordinária do mês de junho da Câmara de Balneário Camboriú, nesta quarta-feira (26/06).

O primeiro a ir à votação foi o Projeto de Lei Ordinária 198/2021, do vereador Omar Tomalih (União Brasil), que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Mielomeningocele, a ser realizado no dia 25 de outubro de cada ano, no calendário oficial de Balneário Camboriú.

De acordo com a justificativa do PLO, a Mielomeningocele (também conhecida por espinha bífida) é uma patologia congênita, que costuma ocorrer por volta da terceira semana de formação do feto. Ela é uma falha no fechamento do tubo neural – estrutura que origina a medula e o cérebro no embrião, e faz com que a medula, as raízes nervosas e as meninges do bebê fiquem expostas.

O texto esclarece que, na maioria dos casos, a Mielomeningocele “vem acompanhada de outras patologias, sendo as mais frequentes a hidrocefalia, o pé torto congênito e a malformação de Chiari. Esta patologia pode levar a criança a ter déficit de aprendizado, dificuldade ou mesmo impossibilidade de caminhar e incontinência urinária. Portanto, é necessário um acompanhamento permanente por uma equipe multidisciplinar”.

O projeto prevê que a Secretaria Municipal de Saúde poderá realizar atividades de conscientização junto à população a respeito da Mielomeningocele, inclusive em parceria com entidades privadas e do terceiro setor.

O PLO foi aprovado com 18 votos favoráveis, e segue para sanção do prefeito.

Instituto Selo Social

Projeto de Lei Ordinária 28/2024, do vereador André Meirinho (Progressistas), declara de utilidade pública o Instituto Selo Social.

De acordo com a justificativa do PLO, o “Instituto Selo Social é uma organização social, sem fins lucrativos, que executa o programa Selo Social, iniciativa que tem por objetivo a integração para o desenvolvimento de projetos e impactos socioambientais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, mobilizando empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

O projeto foi aprovado com 17 votos favoráveis, juntamente com uma emenda do mesmo autor, e segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final.

Alteração na Lei 1.068/1991

Projeto de Lei Ordinária 67/2024, do Poder Executivo, faz alterações no Anexo I da Lei Municipal nº 1.068/1991, que reorganiza a estrutura administrativa e o quadro de pessoal da prefeitura municipal.

O projeto extingue o cargo de provimento em comissão de Coordenador Ambulatorial e cria o cargo de provimento em comissão de Coordenador da UPA das Nações, ambos lotados na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

O projeto foi aprovado com onze votos favoráveis e quatro contrários, e segue para sanção do prefeito.

Confira, no quadro ao final da matéria, as deliberações das outras proposições constantes da pauta, e assista ao vídeo da reunião logo abaixo do quadro.

Leia o relatório de votações clicando aqui, e a relação das moções aprovadas e das indicações encaminhadas na sessão, aqui.

Entrega de moção

No início da reunião, foi feita a entrega da Moção 229/2024, do vereador Arlindo Cruz (PL), de aplauso a Renata da Silva Gorni e José Ricardo Monteiro Gorni, atuantes na área da saúde em Balneário Camboriú, pela iniciativa e manifestação de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, levando até o estado vizinho materiais de higiene pessoal.

PROPOSIÇÕES DA SESSÃO DE 26.06.24

Projeto de Lei Ordinária 199/2021

Proíbe a utilização de qualquer dispositivo eletrônico (câmeras OCR estáticas ou em viaturas, radares em geral, lombadas eletrônicas) para aplicação de multas do sistema de estacionamento rotativo de Balneário Camboriú.

Autor: vereador Marcelo Achutti (MDB)

Apresentado em 1ª discussão

Requerimento 9/2024

Requer a convocação de Caroline Prazeres, Secretária de Saúde, para demonstrar a fiscalização do serviço prestado conforme consta no CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERMO Nº 028/2024 – FMS, para serviços na área de pronto atendimento médico, enfermagem, apoio administrativo e operacional na UPA da Barra.

Autora: Juliana Pavan (PSD)

Aprovado

Obs.: o requerimento foi incluído na pauta a pedido da autora, com anuência do plenário

Requerimento 10/2024

Requer a convocação de Otto Alfonso Thiel, Secretário de Educação, para esclarecer sobre os protocolos (Medidas e procedimentos adotados) que estão sendo seguidos para o surto de escabiose (sarna humana).

Autora: Juliana Pavan (PSD)

Aprovado

Secretaria Municipal de Saúde,Dia Municipal de Conscientização sobre a Mielomeningocele,Instituto Selo Social,Legislativo,Coordenador Ambulatorial,UPA das Nações Secretaria Municipal de Saúde,Dia Municipal de Conscientização sobre a Mielomeningocele,Instituto Selo Social,Legislativo,Coordenador Ambulatorial,UPA das Nações
Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress