Universidade do Vale do Itajaí,ExpoMar 2024,International Fish Congress & Fish Expo Brasil,Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região,Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira,Itajaí,Transformação Azul na Pesca e Aquicultura,Congresso Internacional da Pesca e Maricultura,Simpósio Catarinense de Piscicultura,Feira de Negócios,Cozinha Show,Corredor do Sabor,Semana do Pescado 2024
Univali é correalizadora da ExpoMar 2024

Univali é correalizadora da ExpoMar 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
Universidade do Vale do Itajaí,ExpoMar 2024,International Fish Congress & Fish Expo Brasil,Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região,Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira,Itajaí,Transformação Azul na Pesca e Aquicultura,Congresso Internacional da Pesca e Maricultura,Simpósio Catarinense de Piscicultura,Feira de Negócios,Cozinha Show,Corredor do Sabor,Semana do Pescado 2024
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é correalizadora da ExpoMar 2024, evento promovido pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil), com o apoio do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).
A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira, 9, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí. A programação segue até quinta-feira, 11, e contempla cerca de 20 palestras, painéis e workshops com mais de 60 especialistas e pesquisadores do Brasil, Canadá, Chile e Oriente Médio.
Com o tema Transformação Azul na Pesca e Aquicultura a ExpoMar visa debater pautas como economia azul, impactos das mudanças climáticas na pesca e na aquicultura, novas exigências dos consumidores, linhas de crédito e desafios do mercado de pescado.
O evento abrange o Congresso Internacional da Pesca e Maricultura e o Simpósio Catarinense de Piscicultura, além de Feira de Negócios, Cozinha Show e Corredor do Sabor. Durante o evento acontece ainda o lançamento da Semana do Pescado 2024.
A Univali é parceira da ExpoMar por meio do curso Gastronomia e do Univali Sabores, ligados à Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) e do curso de Oceanografia, do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira de Santa Catarina (PMAP/SC), do Laboratório de Ecotoxicologia (Letox) e do Centro Experimental de Maricultura da Unidade Penha, ligados à Escola Politécnica (Poli). Um stand com cerca de 50 metros quadrados apresenta as atividades desenvolvidas pela instituição.
“O setor pesqueiro possui importância ímpar para a economia regional e, assim como a sua relevância, são grandes também os desafios a superar para que a cadeia possa operar em todo o seu potencial. A ExpoMar consolida-se como um evento primordial na geração de conteúdo, inovações e negócios e, como universidade comunitária, a Univali acredita na troca de informações e experiências para fortalecer o setor. Essa socialização é igualmente bem-vinda ao destacar, além das pesquisas científicas, os bons exemplos da sociedade civil e as políticas públicas voltadas à sustentabilidade da pesca e da aquicultura”, enfatizou o diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino.
A solenidade de abertura teve a presença do assessor especial do Ministério da Pesca, Carlos Mello, do secretário executivo de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, do vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, do presidente da ExpoMar, Altemir Gregolin, da diretora executiva da ExpoMar, Eliana Panty, e do presidente do Sindipi, Agnaldo Hilton dos Santos.
“A ExpoMar é um ponto de encontro para todos aqueles comprometidos com um alimento seguro e sustentável. Estamos ampliando nossa agenda para abordar questões críticas como nutrição, sanidade, biossegurança e genética. Esperamos não só debater esses temas, mas também apresentar inovações que podem transformar a indústria”, afirmou Altemir Gregolin.
A cerimônia foi marcada pela entrega do prêmio Oceanus, iniciativa que reconhece empresas e instituições que promovem a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento da pesca e da maricultura em seis categorias. A Univali foi premiada na categoria Inovação no Ensino e Pesquisa em Pesca.
“Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras, mexilhões, vieiras e algas, bem como destaca-se na pesca industrial e na produção de enlatados, tendo na região de Itajaí as maiores empresas do setor na América Latina. Os avanços da aquicultura e da pesca dependem da troca de conhecimento proporcionada pela ExpoMar e estamos muito felizes de poder mostrar o trabalho desenvolvido no Governo do Estado para todos os participantes do evento, principalmente nas áreas de linhas de crédito para financiamento e levantamento de estatísticas do setor pesqueiro, que faremos em parceria com a Univali e com a Epagri”, destacou o secretário Tiago Bolan Frigo.
“A ExpoMar se fortalece como uma importante oportunidade para reunir a cadeia produtiva e para ouvirmos as demandas emergentes do setor. O Ministério da Pesca vem atuando fortemente em aspectos como os processos de certificação e o fortalecimento do pescado brasileiro no mercado internacional. Precisamos da união de forças que este evento propõe para mostrar ao mundo a verdadeira potência deste país multicultural e com dimensões continentais”, ressaltou o assessor especial do Ministério da Pesca, Carlos Mello.
Cozinha Show
Uma das novidades da segunda edição da ExpoMar é a Cozinha Show, espaço coordenado pelo curso de Gastronomia da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da Univali.
O objetivo da Cozinha Show é conectar a cadeia produtiva, desde o pescador até o consumidor final, e estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água.
“O objetivo da Cozinha Show é compartilhar com o público receitas saudáveis e nutritivas à base de peixes e frutos do mar da costa catarinense. Convidamos cinco chefs de cozinha, entre eles egressos da Univali, para apresentar as técnicas e tendências em relação ao preparo e manuseio de pescados”, pontua o coordenador do curso de Gastronomia, professor Marcos Arnhold Junior, e complementa: “O evento possibilita a integração de acadêmicos, docentes e parceiros do curso com importantes players do mercado da pesca, maricultura e piscicultura, bem como é um excelente meio de divulgação e de aprendizado sobre as principais técnicas e tendências da gastronomia em relação ao preparo e manuseio de pescados”.
A programação completa da Cozinha Show e o link para inscrição estão disponíveis aqui. As aulas são gratuitas e as vagas limitadas.
Em parceria com o Sebrae, a Univali também assina a curadoria do Corredor do Sabor, área exclusiva para empresas e indústrias que produzem e processam pescados. O espaço visa promover a conexão entre indústria, varejo, food service e consumidor final.
Blue Fish
Organizado pelo Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados (Lema) da Escola Politécnica, o evento satélite Blue Fish: O crescimento azul da pesca e maricultura em um oceano em transformação climática visa promover discussões entre especialistas de diversas áreas que possam impulsionar o crescimento da economia azul, garantindo ao mesmo tempo a proteção dos ecossistemas marinhos e a integração das atividades produtivas como pesca e maricultura.
O evento, composto por três painéis técnico-científicos, foi aprovado no edital de fomento nº 02/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
O responsável pelo projeto Blue Fish, professor Rodrigo Sant’Ana, explica que a economia azul é uma abordagem que procura conciliar o desenvolvimento econômico, conservação ambiental e equidade social por meio do uso sustentável dos recursos marinhos. “O Blue Fish é um ciclo de debates focado em compartilhar conhecimento científico, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis. Por meio da economia azul, busca-se promover a diversificação econômica de atividades relacionadas ao mar, como turismo, pesca, maricultura, transporte marítimo e energia renovável”, conclui.
O primeiro painel, realizado nesta terça-feira, 9, reuniu o diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo), Andrei Polejack, o diretor da Oceana Brasil, Ademilson Zamboni, e o pesquisador da Univali, Jose Angel Alvarez Perez.
A programação completa com os horários e convidados dos painéis Blue Fish está disponível neste link.
Universidade do Vale do Itajaí,ExpoMar 2024,International Fish Congress & Fish Expo Brasil,Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região,Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira,Itajaí,Transformação Azul na Pesca e Aquicultura,Congresso Internacional da Pesca e Maricultura,Simpósio Catarinense de Piscicultura,Feira de Negócios,Cozinha Show,Corredor do Sabor,Semana do Pescado 2024 Universidade do Vale do Itajaí,ExpoMar 2024,International Fish Congress & Fish Expo Brasil,Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região,Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira,Itajaí,Transformação Azul na Pesca e Aquicultura,Congresso Internacional da Pesca e Maricultura,Simpósio Catarinense de Piscicultura,Feira de Negócios,Cozinha Show,Corredor do Sabor,Semana do Pescado 2024 Universidade do Vale do Itajaí,ExpoMar 2024,International Fish Congress & Fish Expo Brasil,Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região,Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira,Itajaí,Transformação Azul na Pesca e Aquicultura,Congresso Internacional da Pesca e Maricultura,Simpósio Catarinense de Piscicultura,Feira de Negócios,Cozinha Show,Corredor do Sabor,Semana do Pescado 2024 Universidade do Vale do Itajaí,ExpoMar 2024,International Fish Congress & Fish Expo Brasil,Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região,Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira,Itajaí,Transformação Azul na Pesca e Aquicultura,Congresso Internacional da Pesca e Maricultura,Simpósio Catarinense de Piscicultura,Feira de Negócios,Cozinha Show,Corredor do Sabor,Semana do Pescado 2024
Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress