Univali e Prefeitura de Itapema inauguram Centro de Atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Univali e Prefeitura de Itapema inauguram Centro de Atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
CAP-TEA Itapema,Univali autismo,atendimento TEA Santa Catarina,inclusão autista

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Prefeitura de Itapema, inaugura na próxima quinta-feira (28), às 14h, o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA). Localizada na Rua 708-A, no Bairro Casa Branca, a unidade terá capacidade para atender cerca de 400 usuários e realizar aproximadamente 7 mil procedimentos por mês.

O CAP-TEA contará com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 50 profissionais de áreas como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e neuropsicologia.

Por meio de acordo de cooperação, a Univali será responsável pela condução técnico-assistencial do centro. A pró-reitora de Ensino, professora Priscila de Souza, destacou que o espaço terá estrutura completa para acolhimento, diagnóstico e terapias voltadas a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

“Estamos muito felizes em colocar nossa experiência à disposição do município de Itapema e da comunidade que há tanto tempo aguardava por esse local. Estamos empenhados em oferecer um serviço de excelência e tornar o espaço uma referência no cuidado e na inclusão de pessoas com TEA”, afirmou.

A unidade contará com ambientes adaptados às necessidades dos pacientes, como salas de integração sensorial, brinquedoteca e consultórios. Para reforçar a segurança, foram instaladas cerca de 60 câmeras com sistema de reconhecimento facial.

“Esse centro é mais do que um prédio. É acolhimento, cuidado e respeito a quem precisa de um atendimento digno. Cada detalhe foi pensado para dar conforto às nossas crianças e suas famílias. É um orgulho imenso ver esse projeto se tornar realidade”, destacou o prefeito Alexandre Xepa.

O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, também celebrou a parceria: “É um grande orgulho aliar-se à Prefeitura de Itapema neste projeto, que visa oferecer terapias especializadas voltadas ao neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA. O tratamento multidisciplinar é essencial para garantir suporte adequado e favorecer o alcance do potencial de cada paciente.”

O atendimento à comunidade no CAP-TEA terá início no dia 29 de agosto.

Relacionados
plugins premium WordPress