A 18ª Legislatura da Câmara Mirim de Balneário Camboriú foi oficialmente instalada na noite desta quinta-feira (15/05), durante sessão solene de posse realizada no Plenário Vereador Walter Eilers. Na ocasião, também foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora mirim para o ano de 2025.
A cerimônia foi conduzida pelo vereador mirim mais velho, Johan Franchesco Brizuela Lopez, e secretariada por Betina dos Santos de Souza. A mesa de honra contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Marcos Kurtz (Podemos); da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan; da secretária de Educação, Maria Ester Menegasso; e do presidente da Escola do Legislativo, vereador Samir Dawud (Cidadania).
A solenidade contou ainda com a apresentação musical da jovem Ana Julia Machado, e com a presença de vereadores, gestores escolares, professores, familiares e amigos dos jovens parlamentares.
Cada vereador mirim eleito prestou compromisso e assinou o livro de posse. Em seguida, os gestores das escolas participantes receberam certificados de participação no programa de educação política e cidadania promovido pela Câmara.
Após a posse, foi realizada a sessão extraordinária de eleição da nova mesa diretora. Os cargos foram bastante disputados:
Presidente: Amir Omar Tomalih (Colégio COC – Unidade 03)
Vice-presidente: Maria Luiza Boeira Freitas (CEM Alfredo Domingos da Silva)
1ª Secretária: Betina dos Santos de Souza (Colégio Margirus)
2ª Secretária: Valentina Cordeiro Galvão (CEM Presidente Médici)
Os vereadores mirins se reúnem mensalmente, seguindo o mesmo regimento das sessões adultas. As propostas aprovadas são incluídas na pauta do Legislativo e encaminhadas ao Executivo Municipal.
A primeira reunião ordinária da nova legislatura ocorrerá em 12 de junho, às 15h30, e poderá ser acompanhada ao vivo pela Rádio Câmara BC (101,5 FM), Facebook, YouTube e site oficial da Câmara.
Lista dos Vereadores Mirins da 18ª Legislatura (2025/2026):
CAIC Ayrton Senna da Silva: Enzo Luizam Pessôa da Silva
CEM Alfredo Domingos da Silva: Maria Luiza Boeira Freitas
CEM Ariribá: Marcelo Henrique Spilka de Oliveira
CEM Dona Lili: Vitoria Felipe Gonçalves
CEM Giovania de Almeida: Luz Valentina Mutto
CEM Gov. Ivo Silveira: Johan Franchesco Brizuela Lopez
CEM Jardim Iate Clube: Tayla Emanuele França Dias
CEM Nova Esperança: Pablo Emanuel Schroeder Kross, Lorenzo Elesbão
CEM Presidente Médici: Valentina Cordeiro Galvão
CEM Prof. Antônio Lúcio: Lyanna Zagurski Siebert
CEM Prof. Armando Cesar Ghislandi: Valentina de Arimateia da Silva
CEM Taquaras: Betina Luz Beltramini
CEM Vereador Santa: Rahaf Rutasim Khalil Alsuodi
Colégio COC: Amir Omar Tomalih
Colégio Energia: Davi Lucas de Brito
Colégio Margirus: Betina dos Santos de Souza
EEB Presidente João Goulart: Arthur Capistrano
Liceu Catarinense: Lucca Carvalho Misiti
Assista abaixo aos vídeos das transmissões da sessão solene de posse e da sessão extraordinária de eleição da Mesa Diretora Mirim: