Violência contra menores é tema de encontro

Violência contra menores é tema de encontro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Cerca de 50 profissionais da Educação Infantil da rede pública de Balneário Camboriú participaram, nessa terça-feira (19), do encontro formativo Revelação espontânea: orientações para não revitimização da criança e/ou adolescente e o papel da escola. O evento foi oferecido pela Secretaria de Educação no auditório da Guarda Municipal.

A atividade buscou o fortalecimento das redes de apoio a menores em situação de violência e suas famílias, uma vez que o ambiente escolar atua como uma das portas abertas para ouvir e acolher a revelação espontânea de crianças sob tais condições. A abordagem do tema teve como referência a implementação do Fluxo de Atendimento para Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas e/ ou Testemunhas de Violência do município de Balneário Camboriú – aprovado pela Resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 050/2022 – e viabilizou, entre os participantes, o estabelecimento de uma linguagem em rede, tendo como referência a garantia dos direitos das crianças vítimas ou em situação de violência.

Questões envolvendo a necessidade de cuidado para evitar a revitimização dos menores no espaço educacional, a importância de saber ouvir e acolher os relatos das crianças e a preservação do respeito e da ética diante desses relatos, entre outras, estiveram em pauta.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress