Vitória para o turismo: trade de Balneário Camboriú celebra aprovação do PERSE na Câmara dos Deputados

Vitória para o turismo: trade de Balneário Camboriú celebra aprovação do PERSE na Câmara dos Deputados

Facebook
Twitter
LinkedIn

O trade turístico de Balneário Camboriú recebeu com gratidão a aprovação da continuidade, com alteração, do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), no plenário da Câmara dos Deputados, na última na noite de terça-feira (23). A decisão representa um marco crucial para a sustentabilidade e recuperação da indústria turística, a mais afetada pela pandemia de Covid-19, fortalecendo a economia da região e garantindo a segurança financeira para empresas e profissionais do setor.

O PERSE, concebido como uma medida emergencial em resposta aos impactos da pandemia, desempenha um papel vital na preservação de empregos, na manutenção de empresas e na sustentação das atividades turísticas – o que inclui as empresas do segmento em Balneário Camboriú. Sua continuidade proporciona uma perspectiva positiva, além de estimular o investimento e a confiança do setor.

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, esteve nas discussões pela continuidade do PERSE, em Brasília, e destaca a importância do segmento ter se unido, com representantes de todo o Brasil nessa luta que foi constituída, com o BC Convention presente e em busca da continuidade do PERSE. “Temos que agradecer também o apoio de muitos deputados e lideranças de associações do turismo que enalteceram essa discussão. Conseguimos mostrar a nossa força e provar a necessidade que o PERSE hoje tem para o trade. O turismo é uma das fontes econômicas mais importantes do Brasil e que ainda tem muito a crescer, e o PERSE auxilia diretamente nisso. A aprovação na Câmara é um grande resultado coletivo, que foi conquistado por muitos que se doaram e se envolveram e que vai trazer um benefício direto para a categoria. Agora vamos esperar a votação no Senado”, diz.

Já a vice-presidente de Promoção do Destino do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, esteve em Brasília na noite de terça-feira e acompanhou ao vivo a votação do PERSE, a qual considera que foi, até o momento, ‘uma grande vitória’, mas que o segmento está na expectativa pelo próximo passo – a aprovação no Senado, que espera-se que seja em breve. “Agora inicia um trabalho para que o projeto de lei seja aprovado também no Senado Federal, e sem novas alterações. Esperamos que isso aconteça em breve. Todo esse movimento gerou uma união muito grande entre o setor de turismo e eventos. Depois de toda a dificuldade vivida na pandemia, a gente conseguiu, pela primeira vez, ter um programa de benefício fiscal para o setor – o PERSE foi o primeiro, e quando houve a ameaça de a gente perdê-lo antes do que estava programado, o setor se uniu de uma forma inédita. Isso é muito legal e eu espero que, além da manutenção do PERSE, o setor se ajude em outras batalhas para melhorar o turismo do Brasil inteiro”, afirma.

O diretor de hotelaria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina (ABEOC SC), Osny Maciel, também acompanhou de perto – inclusive com viagens a Brasília – todo o movimento do setor turístico de Santa Catarina para manter o programa PERSE ativo. Para o setor de hotéis, restaurantes e eventos de Balneário Camboriú, os benefícios trazidos pelo programa são imensuráveis por se tratar de uma das bases da economia do litoral de Santa Catarina. “As principais entidades se uniram para aumentar a representatividade do setor nesta discussão. A aprovação da continuidade do PERSE é resultado desta união de forças que beneficiará toda a economia que depende do turismo”, cita.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress