O Festival de documentários de São Francisco do Sul será realizado de 19 a 22 de junho no Centro Histórico da cidade com programação gratuita
A terceira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024 está de volta ao Centro Histórico e com novidades em sua programação.
Pela primeira vez, o Festival contará com todos os recursos de acessibilidade audiovisual em suas exibições, tornando o cinema completamente acessível para o público cego e surdo.
As sessões de cinema do FALA São Chico terão Janela de Libras em tela, legenda para surdos e ensurdecidos – LSE e audiodescrição disponível pelo aplicativo Mobi LOAD.
Instalando o app no celular, o público poderá pesquisar pela sessão desejada e baixar a acessibilidade de forma antecipada, ainda em casa.
No cinema, com o uso do próprio fone de ouvido, bastará selecionar a respectiva sessão e aguardar a sincronização do app com o filme em tela.
Além das sessões de cinema, todas as atividades terão intérprete de Libras, entre elas o momento de Perguntas e Respostas entre realizadores, organização do festival e público, que será realizado sempre após as sessões dos filmes.
“A Panvision tem se dedicado há anos em garantir sessões acessíveis a todos os públicos.
Neste terceiro ano do FALA São Chico, nossa programação será ainda mais inclusiva, com a exibição de todos os filmes acompanhados de legendas para surdos e ensurdecidos (LSE), libras em tela e audiodescrição por app”, explica Marilha Naccari, diretora de programação da Panvision.
No sábado, último dia de programação, às 15h, a Associação Cultural Panvision promove a já habitual Sessão Acessível, uma sessão especial com todas as acessibilidades audiovisuais abertas em tela, incluindo a audiodescrição.
Além das acessibilidades, a sessão terá luminosidade no ambiente, volume de som moderado e espaço para caminhar, possibilitando mais conforto ao público neurodivergente.
Serão exibidos os filmes: Quando Cresce a Bela Polenta, da catarinense Joana Victorino Deschamps; Marta: Consertadora de Guarda-Chuva, dirigido por Dannyel Leite; e Néctar do Tempo, de Pedro Rodrigues.
O FALA São Chico 2024 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura.
Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika e Naymovie. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e Associação Empresarial São Francisco do Sul.
Com o apoio da Wana e Full Port e o patrocínio do Grupo Krona e Condor. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
O 3º FALA São Chico será realizado no Centro Histórico de São Francisco do Sul de 19 a 22 de junho.
A programação completa, com os filmes em cada sessão e horários das atividades culturais, está disponível no site https://falasaochico.com.br/ e nas redes sociais @falasaochico.
Fonte: Gabriele Abatti