A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (3), a cerimônia do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, concedido a três cientistas que se destacaram por suas contribuições para a pesquisa nas áreas de ciências exatas, naturais e humanas. O evento será realizado às 16h, no Salão Nobre.
Agraciadas
As escolhidas deste ano são:
– Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Leonor Noia Maciel, considerada uma das principais personalidades científicas brasileiras na atualidade;
– Biomédica Lair Guerra Macedo Rodrigues (In memoriam), falecida em 2024, pioneira na luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Aids no Brasil; e
– Cientista da computação Nara Martini Bigolin, filósofa, pioneira na luta pela igualdade de gênero das meninas em olimpíadas de conhecimento na área de Exatas, foi responsável pela incorporação da Ciência da Computação no currículo de educação básica pública no Brasil.
As agraciadas foram escolhidas por um conselho deliberativo formado pela Segunda-Secretaria da Câmara; pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; pela presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação; e por um representante de cada partido político. Elas receberão diploma de menção honrosa.
O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger está em sua terceira edição e é concedido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Assessoria de Imprensa
Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx)