Balneário Camboriú presta homenagem a duas cidadãs que fazem história

Balneário Camboriú presta homenagem a duas cidadãs que fazem história

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma tarde de reconhecimento e história marcou Balneário Camboriú nesta sexta-feira (18). Mais de 500 pessoas se reuniram na Casa da Sogra para o “Baile Memória Viva”, um evento dedicado a homenagear duas personalidades atuantes na comunidade: Araci Salomoni, de 98 anos, e Eulina Silveira, de 95. A celebração foi organizada pela Prefeitura por meio das secretarias da Pessoa Idosa e de Assistência Social, Mulher e Família.

O baile começou às 14h e contou com a presença da prefeita Juliana Pavan e dos secretários da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, e de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih. Além do baile dançante com músicas de época, a programação incluiu um desfile de vestidos usados por Eulina em sua carreira artística e um desfile de chapéus, um acessório apreciado por Araci. Houve também a declamação de uma poesia em comemoração ao aniversário da cidade, e ao final, os participantes confraternizaram com um bolo, servido gratuitamente a todos.

Presente no evento, a prefeita Juliana Pavan se emocionou com a homenagem. “Eu me emociono, pois quando eu cheguei aqui, eu lembrei de quando eu era pequena, de quando eu vinha aos encontros dos idosos com a minha mãe. E hoje eu venho como prefeita, fazendo esse trabalho em conjunto com todos eles”, afirmou.

A prefeita também destacou a importância de celebrar os 61 anos de Balneário Camboriú ao lado de pessoas que ajudaram a construir a cidade e elogiou a energia dos presentes: “Estou muito feliz, ainda mais com a energia dos nossos idosos, e eles têm uma energia invejável. Parabéns a todos! Parabéns à Dona Eulina e à Dona Aracy!”, celebrou.

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, ressaltou o objetivo da celebração. “A importância do evento é a importância de homenagear pessoas que fazem parte da nossa história, parte da nossa cidade”. Ele mencionou o compromisso de desenvolver políticas inclusivas para os mais de 30 mil idosos do município. “Nada mais justo que homenagearmos e valorizarmos os nossos pioneiros, aqui representados pela dona Eulina, de 95 anos, que criou a Seresta da Eulina e da dona Aracy, de 98 anos”, enfatizou.

Claudir Maciel também celebrou a reabertura do local do evento. “Estamos reinaugurando a Casa da Sogra, que estava abandonada, o equipamento público de confraternização criado única e exclusivamente para os idosos de Balneário Camboriú”, relembrou.

Uma das homenageadas, Aracy Salomoni, compartilhou um pouco de sua trajetória, lembrando de quando chegou na cidade e iniciou seu trabalho social. “Havia muitas crianças carentes aqui em Balneário. Fui até Florianópolis e consegui permissão do governador para cuidar dessas crianças, além de outras coisas como camas e cadeiras de rodas”. Ao refletir sobre as mudanças na cidade, ela expressou satisfação pela evolução de Balneário Camboriú. “Sinto um pouco de saudosismo e sinto falta daquela tranquilidade, mas não é saudades. Eu sou muito grata a Deus por chegar até aqui, e o que me manteve viva e forte foi o amor das pessoas”, afirmou.

Homenageadas

Araci Salomoni (98 anos)

Nascida em Erechim (RS), vive em Balneário Camboriú há mais de cinco décadas. Sua vida é marcada pela dedicação a trabalhos sociais, confeccionando peças manuais para ajudar pessoas necessitadas. Artista multifacetada, já foi eleita rainha da terceira idade, escreveu um livro sobre sua história, pinta quadros e distribui poemas com mensagens de carinho. Atualmente, é presença ativa na oficina de “mateada” da Secretaria da Pessoa Idosa.

Eulina Silveira (95 anos)

Natural de Tijucas (SC), Eulina tem uma profunda conexão com a música. Residente em Balneário Camboriú desde 1992, consolidou sua carreira como seresteira na cidade. Fundou o grupo “Luzes do Atlântico”, com o qual levou sua música para todo o Brasil e outros países. Em 2003, criou a “Noite de Seresta com Eulina e Convidados” e, há mais de 16 anos, se apresenta todos os sábados na Praça da Cultura.

Relacionados
plugins premium WordPress