Navegantes encerra 25º Ciclo de Estudos do TCE/SC com participação de servidores do Legislativo

Navegantes encerra 25º Ciclo de Estudos do TCE/SC com participação de servidores do Legislativo

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Ciclo de Estudos TCE/SC,Câmara de Navegantes,controle público

Servidores da Câmara de Vereadores de Navegantes participaram, nesta quinta-feira (31), da etapa final do 25º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). O evento, realizado no Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller (CIC), em Navegantes, reuniu agentes públicos de toda a região com o objetivo de fortalecer as práticas de governança, controle e transparência no setor público.

A edição de Navegantes marcou o encerramento da programação estadual, que percorreu 13 municípios catarinenses entre os meses de junho e julho, promovendo capacitações com foco na qualificação técnica de servidores das prefeituras e câmaras municipais.

Representando o Legislativo de Navegantes, participaram do encontro o procurador-geral Fernando Wolfram Rulf, a controladora interna Denise da Silva, a coordenadora financeira Sheila Isensee, a contadora Katiane Ranghetti, o coordenador de comunicação Maurício Daleffe, o assessor jurídico Felype da Silva, o assessor das comissões permanentes Luís Ottoboni, o assistente legislativo João Sbroglia, a assistente contábil Dayane Longen, a assessora administrativa de Recursos Humanos Amanda Novakoski, além de assessores parlamentares.

A programação incluiu palestras sobre planejamento municipal (PPA, LDO e LOA), contratações públicas, atos de pessoal, fiscalização concomitante e a agenda ESG na administração pública. As exposições foram conduzidas por auditores fiscais do TCE/SC, com uma abordagem prática e voltada à realidade dos municípios.

Para a controladora interna da Câmara, Denise da Silva, o encontro foi essencial para alinhar as práticas de controle interno às exigências do Tribunal:

“O evento foi uma excelente oportunidade para atualização técnica e troca de experiências. A atuação preventiva do controle interno, como destacou o TCE/SC, é fundamental para garantir uma gestão mais eficiente, segura e alinhada às boas práticas de governança”, afirmou Denise.

O Ciclo de Estudos é promovido pelo Instituto de Contas (Icon) e conta com o apoio da Fecam, Uvesc e das Associações de Municípios. A iniciativa reforça a importância da qualificação contínua dos agentes públicos e do diálogo permanente entre os órgãos de controle e as gestões municipais.

Ciclo de Estudos TCE/SC,Câmara de Navegantes,controle público Ciclo de Estudos TCE/SC,Câmara de Navegantes,controle público

Relacionados
plugins premium WordPress