Alunos do 4º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Professor Armando César Ghislandi, em Balneário Camboriú, participaram de um simulado de evacuação durante uma das atividades do programa Bombeiro Mirim, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar local.
O programa, que realiza seis encontros com turmas do Ensino Fundamental, capacita os estudantes para atuarem preventivamente em situações de risco, ensinando segurança contra incêndios, primeiros socorros e prevenção a desastres naturais.
Além do simulado, os alunos visitam a central de emergência do Corpo de Bombeiros, conhecem as viaturas e interagem com os profissionais. Após a conclusão, ocorre uma cerimônia de formatura.
Durante o simulado realizado na última sexta-feira (8), os estudantes foram organizados para evacuar a escola em fila, supervisionados por responsáveis que conferiram a presença de todos, demonstrando preparo para emergências.
O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Evandro de Mello do Amaral, destaca que o programa desenvolve a percepção de risco e a resiliência dos alunos, citando casos em que crianças já salvaram outras por meio do aprendizado adquirido.
A bombeira comunitária do 13º Batalhão, Ana Carolina Ruths, reforça que o programa promove uma cultura de prevenção que se estende para as famílias, já que as crianças levam esses ensinamentos para casa.
Isis de Souza, de 9 anos, afirmou que se sente mais segura após participar do simulado: “Eu amei fazer o simulado de evacuação e tem sido muito importante aprender sobre como agir em situações perigosas. Se algum dia eu precisar, sei como me manter salva”.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, reforça que o programa contribui para a formação de uma sociedade mais segura, ressaltando a importância da educação preventiva levada pelos bombeiros comunitários às escolas e famílias.