O Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, teve ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento promovidas pela Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras. Entre as atividades, foram realizadas palestras educativas para profissionais de saúde, salas de espera informativas nas unidades de saúde e pontos de testagem rápida distribuídos pela cidade, totalizando 9.891 testes rápidos aplicados.
O objetivo da campanha é reduzir a transmissão das hepatites, que podem evoluir para doenças graves como cirrose e câncer de fígado.
“O nosso objetivo era chamar atenção para a importância da vacinação, uma das principais formas de prevenção das hepatites A e B, e para o diagnóstico precoce, que pode evitar complicações graves. Alcançamos um forte engajamento da população e o comprometimento dos profissionais envolvidos”, destacou o Secretário de Saúde de Balneário Piçarras, Rodrigo Medeiros.
As ações de testagem rápida e vacinação seguem ao longo de todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, garantindo acesso contínuo à prevenção e cuidados para a população.