A Prefeitura de Balneário Camboriú promoveu capacitação para o uso da Central de Intérpretes do Icom, plataforma de atendimento em Língua de Sinais (Libras) voltada à comunidade surda que utiliza serviços públicos municipais. O treinamento reuniu cerca de 200 servidores na quinta-feira (11), na Casa da Família (Rua 3100, 786 – Centro).
Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família (SMA), Gévelyn Almeida, a ação teve o objetivo de apresentar os recursos da plataforma e orientar os servidores sobre o acesso à Central de Intérpretes do Icom em seus locais de trabalho. “O intérprete entra em até 90 segundos na chamada de vídeo para realizar a interlocução com o surdo. A formação foi para tirar dúvidas, demonstrar o funcionamento via QR Codes e informar as formas de interação com a plataforma”, explicou, citando que eventos também poderão contar com tradução simultânea para Libras. “Com essa ferramenta, damos visibilidade e autonomia à comunidade surda, beneficiando tanto moradores quanto turistas e facilitando o contato direto.”
A estagiária da Casa da Família, Nicole Merlim, destacou a relevância da capacitação para a utilização correta do recurso no atendimento ao público surdo e na resolução de demandas pontuais. Além de servidores da SMA, participaram representantes do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Balneário Camboriú, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, da Subprefeitura da Região Sul e das Secretarias de Articulação Política e Relações Institucionais, de Educação, de Governo, Inovação e Orçamento, de Gestão de Pessoas, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, de Saúde, de Segurança Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
Implementação do serviço
Balneário Camboriú será a primeira cidade de Santa Catarina a disponibilizar serviço de tradução simultânea para atendimento à comunidade surda. A expectativa é que a novidade, voltada à melhoria da comunicação entre cidadãos surdos e servidores, seja implementada até o final de setembro nos locais de atendimento da Prefeitura.