Audiência pública debate estadualização do Hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú

Audiência pública debate estadualização do Hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
estadualização Hospital Ruth Cardoso,Balneário Camboriú saúde,hospital SC,OSC gestão hospitalar,audiência pública saúde

O processo de estadualização e o futuro do Hospital Ruth Cardoso foram discutidos em audiência pública na Câmara de Balneário Camboriú, na noite de quinta-feira, 25 de setembro. O evento foi organizado pela Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social (CECSAS), presidida pelo vereador Eduardo Zanatta (PT) e com participação de Aldemar Bola Pereira (PSD) e Ricardinho da Saúde (PRD).

A audiência contou com a presença do vice-prefeito Nilson Probst, do deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva, da secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, e do superintendente do processo de estadualização, Leocádio Giacomello, que detalhou atos já realizados e os próximos passos da transição da unidade. Giacomello destacou que os R$ 8 milhões mensais atualmente investidos pelo município no hospital poderão ser direcionados à atenção básica após a estadualização.

A secretária-adjunta de Saúde de Santa Catarina, Cristina Paulucci, e a diretora de Supervisão e Controle das Organizações Sociais, Janine Siqueira, apresentaram informações sobre o edital para seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que administrará o hospital, além de previsões de ampliação de leitos, atendimentos e adequações estruturais.

A palavra foi aberta à comunidade, seguida de manifestações dos vereadores, do deputado Carlos Humberto, do presidente do Observatório Social de BC, Paulo Roberto Maurici, e do secretário-chefe da Casa Civil de BC, Leandro Arthur Rodrigues da Silva. O vereador Ricardinho da Saúde encerrou a audiência.

Histórico da estadualização

O processo teve início em junho de 2025, com a assinatura do protocolo de intenções entre o governo estadual e a prefeitura, no dia 11/06. A Câmara de Balneário Camboriú aprovou, em 24/06, o projeto de lei que autoriza a transferência do hospital ao Estado de Santa Catarina, e a Assembleia Legislativa deu aval à doação em 15/07.

No dia 25/07, a Secretaria Estadual de Saúde lançou o edital para seleção da OSC responsável pela gestão do hospital. Após a contratação, os serviços da unidade serão gradativamente transferidos à organização.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pelas plataformas do Legislativo, incluindo Facebook, YouTube e site oficial, e o vídeo segue disponível para consulta.

Relacionados
plugins premium WordPress