Foram 18 dias de muita música, cultura e gastronomia típica, que marcaram o sucesso da Marejada 2025, encerrada neste domingo (19). Ao todo, 260.090 pessoas passaram pelos portões do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, um crescimento de 30% em relação à edição anterior.
Um dos símbolos da festa, a tradicional sardinha na brasa, teve 1,5 tonelada servida, refletindo o apetite do público pela maior festa portuguesa do Brasil.
Realizada pela primeira vez por meio de parceria público-privada, a edição de 2025 garantiu economia de quase R$ 6 milhões aos cofres públicos, permitindo que a Prefeitura de Itajaí invista em novos projetos turísticos, como o Mirante do Morro da Cruz.
Entre as novidades, o evento resgatou o concurso da realeza da Marejada, que voltou a eleger rainha e princesas após mais de uma década, e o desfile típico, que reuniu instituições e moradores em uma grande celebração da cultura local.
Com mais de 100 apresentações musicais e artísticas, além de dois grandes shows nacionais, a Marejada encantou turistas e moradores. O dia de maior público foi sábado (11), com cerca de 35 mil visitantes.
A ambientação temática, inspirada em uma vila portuguesa, foi um dos destaques desta edição, com uma entrada cenográfica que simulava o embarque em um avião rumo a Portugal.
O ambiente seguro e organizado foi outro ponto elogiado pelo público. “Nós trabalhamos bastante, mas tudo valeu a pena para o bem do visitante. Sempre mantendo a limpeza e a organização. Com certeza, ano que vem será ainda melhor”, destacou Ariane França, auxiliar de serviços gerais.
O empresário Acir Costa também elogiou o evento: “Participei de outras edições e essa foi a mais organizada. Limpeza, decoração e estrutura surpreenderam positivamente.”
Uma pesquisa de satisfação apontou 95% de aprovação do público em relação à festa — resultado comemorado pelo secretário municipal de Turismo e Eventos, Ronaldo Jansson Júnior:
“Foi uma edição histórica. A Marejada se reinventou, mantendo a essência da cultura itajaiense, mas com inovação na gestão e na programação. A economia gerada com a parceria público-privada nos permite investir em outros projetos turísticos estratégicos para a cidade”, destacou.
Durante a cerimônia de encerramento, os trabalhadores que participaram da organização foram homenageados em um brinde simbólico.
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, celebrou o sucesso da festa:
“A Marejada só teve saldos positivos. A parceria com o setor privado gerou economia, garantiu segurança e resultou em uma festa familiar e ordeira. Ano que vem será ainda melhor.”
Agora, o município se prepara para os próximos grandes eventos: o Show de Natal, o Réveillon e a temporada de cruzeiros, que reforçam o papel de Itajaí como um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.







