Exposição celebra 70 anos da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, marco histórico de Itajaí

Exposição celebra 70 anos da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, marco histórico de Itajaí

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Igreja Matriz Itajaí,70 anos,exposição histórica,Centro de Documentação Histórica,patrimônio tombado,cultura Itajaí,Fundação Genésio Miranda Lins,memória histórica,visitação gratuita,história catarinense

A exposição “Igreja Matriz Santíssimo Sacramento: um gesto de fé convertido em força, pedra, cor e luz” inaugura na próxima quarta-feira (03), às 19h30min, no Centro de Documentação Histórica de Itajaí.

O trabalho marca os 70 anos de um dos mais importantes marcos arquitetônicos e simbólicos da cidade. Com documentos, plantas arquitetônicas e fotografias do acervo da instituição, a exposição destaca a trajetória de construção da Igreja Matriz, iniciada em 1941 e concluída em 1955. O público poderá conferir os desafios enfrentados nesse período, as mudanças urbanas, as disputas em torno dos projetos arquitetônicos e o forte envolvimento da comunidade, responsável por campanhas, doações e iniciativas que tornaram a obra possível.

“Além dos 70 anos da Igreja Matriz, essa exposição nos faz olhar para o passado e reconhecer a força da comunidade que fez da união, parte da nossa história. Então, é importante que as pessoas conheçam tudo isso e possam manter a memória preservada para as próximas gerações”, destacou a superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins.

A Igreja Matriz é um patrimônio histórico tombado pelo município e pelo estado, um dos pontos mais visitados durante todo o ano e que atualmente busca reconhecimento como Basílica, pela importância arquitetônica e de fé. Ao apresentar esse material, a Fundação Genésio Miranda Lins demonstra a importância do trabalho de preservação histórica e cultural, nesse caso com a Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, que segue como referência para os itajaienses e visitantes da cidade.

A exposição ficará aberta para visitação gratuita, de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 6 de março de 2026, no Centro de Documentação Histórica de Itajaí, localizado na Rua Lauro Muller, 335.

ABERTURA
Local: CASA LINS – Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí
Endereço: Rua Lauro Müller, 335, Centro – Itajaí/SC
Data: 03 de dezembro de 2025, quarta-feira
Horário: 19h30

VISITAÇÃO
Local: CASA LINS – Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí (@cdmh.itajai)
Endereço: Rua Lauro Müller, 335, Centro – Itajaí/SC
Período: 04 de dezembro a 06 de março de 2026
Visitação: terça a sexta, 14h às 18h
Entrada gratuita

Relacionados
plugins premium WordPress