Terceiro Encontrão debate Plano Municipal de Cultura nesta terça-feira em Balneário Camboriú

Terceiro Encontrão debate Plano Municipal de Cultura nesta terça-feira em Balneário Camboriú

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Plano Municipal de Cultura,PMC Balneário Camboriú,Fundação Cultural de Balneário Camboriú,Encontrão da Cultura,Teatro Municipal Bruno Nitz,política cultural municipal,participação da comunidade na cultura,Conselho Municipal de Política Cultural,cultura em Balneário Camboriú,reuniões culturais,planejamento cultural,eventos culturais gratuitos,cultura alimentar,artesanato e patrimônio,gestão cultural em Santa Catarina

Nesta terça-feira (10), a Fundação Cultural de Balneário Camboriú realiza mais um Encontrão da Cultura no Teatro Municipal Bruno Nitz. Com entrada gratuita, o evento começa às 19h e é direcionado a profissionais das áreas de artesanato, cultura alimentar e patrimônio.

Este será o terceiro encontrão temático da série de reuniões iniciadas em 2026, que têm como objetivo ouvir a população durante o processo de elaboração do novo Plano Municipal de Cultura (PMC). O último encontro temático está programado para o dia 24, com a participação de profissionais da literatura e da música, no mesmo local e horário. Anteriormente, já ocorreram reuniões com representantes da fotografia, audiovisual, artes visuais, teatro, dança e artes populares.

Além dos encontros temáticos, a população também poderá se manifestar em seis encontrões territoriais, que serão realizados em bairros da cidade nos meses de março e abril (confira abaixo).

A comunidade ainda pode contribuir de forma on-line, sugerindo metas, ações ou melhorias para o PMC por meio de formulário eletrônico. O documento reúne os oito eixos do plano, que tratam dos principais temas da política cultural do município. A Fundação Cultural de Balneário Camboriú recomenda a leitura prévia da minuta do projeto de lei do plano, que está em fase de elaboração, antes do preenchimento do formulário.

Iniciado em outubro de 2025, o processo de construção do novo plano está sendo desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A etapa de consolidação está prevista para maio, quando será realizado um Superencontrão para sistematizar as contribuições da comunidade. Entre junho e julho, o documento será submetido ao CMPC para aprovação, posteriormente encaminhado à prefeita Juliana Pavan e, em seguida, à Câmara de Vereadores.

Com vigência de dez anos, o Plano Municipal de Cultura é um instrumento de planejamento estratégico que organiza e orienta a execução da política cultural do município, com ações de curto, médio e longo prazo. O plano atualmente em vigor foi lançado em 2015 e revisado em 2019, após contribuições das conferências municipais realizadas entre 2009 e 2013.

Encontros presenciais

Encontrões da Cultura – Temáticos – Teatro Municipal Bruno Nitz
Artesanato, cultura alimentar e patrimônio (10/02), às 19h
Literatura e música (24/02), às 19h

Encontrões da Cultura – Regionais – locais a definir
Praias Agrestes (10/03)
Barra e São Judas (17/03)
Nova Esperança (24/03)
Vila Real, Iate Clube e Municípios (31/03)
Centro e Estados (14/04)
Nações, Ariribá e Praia dos Amores (21/04)

Relacionados